Representantes de diversos setores da sociedade civil e da administração municipal de Vitória da Conquista participaram na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório do Cemae, da Audiência Pública sobre o Transporte Coletivo Urbano, promovida pela Prefeitura. O objetivo do encontro foi debater o processo licitatório de contratação de empresas para a nova concessão do transporte coletivo urbano e as mudanças que estão previstas para o sistema municipal de transporte.
Na abertura da audiência, o prefeito Guilherme Menezes destacou os avanços experimentados pelo transporte coletivo desde 1997 e defendeu a participação da população em todas as etapas do novo processo de licitação. “Precisamos de mais avanços, de um transporte mais eficiente e que acompanhe o crescimento de Vitória da Conquista. Essa audiência é uma parte necessária desse processo que vai garantir o direito de ir e vir da população conquistense com segurança, qualidade e acessibilidade”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana, Luís Alberto Sellmann, apresentou um histórico do transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista desde a quebra do monopólio, que ocorreu ainda na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes. O secretário abordou os sucessivos saltos de qualidade desse serviço essencial à população, graças ao esforço do Governo Municipal.
A regulamentação do sistema de transporte, a ampliação do número de linhas, o alto índice de eficiência do sistema, a implantação da bilhetagem eletrônica e o aumento de veículos adaptados foram alguns dos pontos que mereceram destaque. “Esperamos que, ao final do processo de licitação, todas as expectativas da cidade sejam atendidas. A melhoria do transporte deve ser acompanhada de viabilidade e equilíbrio econômico. Temos feito isso ao longo do tempo e agora vamos dar um novo salto de qualidade, mantendo esse ponto de equilíbrio e melhorando a mobilidade”, explicou Luís Alberto.
Nova licitação – A reorganização do sistema de transporte coletivo já foi iniciada com a realização de estudos operacionais e econômicos necessários para organizar o processo de licitação. A Prefeitura contratou a empresa Rua Viva, especializada na área, para realizar uma consultoria. A técnica da empresa, Liane Born, apresentou o resultado dos estudos e os parâmetros da licitação.
Segundo informou, o edital de licitação deve ser publicado até o final do mês de janeiro e cada uma das empresas concorrentes, com experiência em transporte coletivo público, deverá apresentar documentos que comprovem sua habilitação para desenvolver o serviço, além das propostas técnica e comercial. Após a publicação do edital, a média é de três meses para a homologação do resultado do processo e mais seis para que o serviço seja de fato implantado. “São os prazos previstos na lei”, informou Liane.
De acordo com a técnica da Rua Viva, a licitação vai atualizar o marco regulatório do transporte coletivo e melhorar a qualidade do serviço. Entre os desafios estão a renovação e ampliação da frota, a implantação do bilhete único e de uma nova bilhetagem eletrônica que fortaleça o controle público; a adequação da oferta à demanda; criação de mecanismos de informação aos usuários ( site, 0800); aumento do número de veículos adaptados; criação de um sistema de controle de qualidade permanente para o serviço; a reforma do terminal da Lauro de Freitas e uma nova padronização visual da frota e do sistema.
A população também teve a oportunidade de apresentar suas sugestões ao processo licitatório. A professora Maria Helena Lisboa participou ativamente do debate: “eu acho muito importante a participação da comunidade porque somos nós usuários que sabemos onde estão as dificuldades. O transporte coletivo melhorou bastante mas ainda tem muito a melhorar, por isso decidi participar!”, resumiu. SECOM/PMVC