Tirando partido da Internet, o criador da “Spreading Light” tem apenas 15 anos e diz querer transformar o projecto numa rádio hertziana.
O fenómeno das rádios de inspiração cristã na Internet não é novo. Mas poucas haverá desenvolvidas por um adolescente.
O bretão Sylvain Gilardeau, natural de Vannes, tem 15 anos e há mais de um ano começou a conceber a ideia de criar uma rádio com “música 100% cristã” e que permitisse difundir a mensagem de que “a música cristã permite fazer descobrir Deus aos jovens”.
“Spreading Light” ou “Difundir Luz”, na tradução do nome da webradio, permite cumprir esse objectivo, desde Fevereiro, quando começou a emitir.  
Propõe-se dar a conhecer Deus “de uma maneira original, através das letras das canções” e a “mostrar que os jovens cristãos mexem-se”, diz o criador da webradio que começou a emitir em Fevereiro último, através de um blogue.
“Em França, contrariamente ao que acontece noutros países, as rádios de música diferenciam os artistas cristãos dos não cristãos e os artistas cristãos são muito pouco mediatizados. O objectivo desta rádio é dar a conhecer aos jovens os artistas cristãos que fazem música moderna que os jovens apreciam”, explica à Renascença.
Pop, rock, rap, reggae, electro são estilos com tempo de antena na Spreading Light, que tem nome em inglês “para ser mais atractiva”, diz o seu mentor. Mas o grande factor de distinção em relação a tantas outras webradios e rádios é a sonoridade cristã.
É tendo em conta a principal característica das músicas da webradio que poderia parecer estranho ouvir U2 nesta antena. Sylvain explica: “Não é um grupo cristão, mas os U2 têm feito algumas músicas de inspiração cristã, como ‘Jesus Christ’”.
Apesar da programação da “Spreading Light” ser essencialmente musical, há também um programa de entrevista semanal, às 19h de quinta-feira, que dá a conhecer um artista cristão que esteja a lançar um novo álbum. A rubrica “Oxy’jeunes”, “descobre um artista cristão todas as semanas”, sublinha.
Depois de meio ano de emissões, o balanço é positivo, considera o adolescente que sonha, no futuro, profissionalizar, diversificar e tornar a webradio numa rádio hertziana. Para já, conta com a animadora média de 200 a 400 ligações diárias à emissão e um total acumulado de 40 mil “clicks” desde a sua origem. 
O adolescente, que terminou agora o segundo ciclo do ensino básico, garante que o seu rendimento escolar não sai prejudicado, mas que os fins-de-semana e férias são dedicados à rádio. “Estou em internato, portanto, durante a semana não trabalho para a webradio”, diz o aluno, no próximo ano lectivo, do liceu Sainte-Anne-d’Auray.
Manter a webradio não tem sido, por isso, tarefa difícil, até porque, explica Sylvain, o equipamento necessário “é básico”. Além de um computador, conta com o apoio do estúdio de uma rádio local para fazer gravações. Quatro minutos de publicidade por hora em antena garantem os mil euros de direitos de autor que tem de pagar por ano. 
Conheça o vídeo promocional da Spreading Light aqui.

Renascença/Notícias Cristãs

Compartilhe