Por GLOBOESPORTE.COM Joanesburgo, África do Sul

Bafana Bafana: ‘Madiba’ deve ir à abertura da Copa
Querido por toda a África do Sul e cada vez mais em todo mundo, o ex-presidente do país-sede da Copa, Nelson Mandela, deve comparacer à cerimônia de abertura do Mundial nesta quinta-feira. De acordo com o neto de Mandela, Nkosi Zwelivelile Mandela, o avô também pretende ir ao Soccer City para acompanhar o início do primeiro jogo da Copa entre a seleção anfritriã e o México nesta sexta-feira:
– Estamos pensando em levá-lo para cumprimentar os jogadores e torcedores antes da partida – disse Zwelivelile Mandela.
O motivo da breve aparição é a idade avançada do ex-presidente da África do Sul e os cuidados médicos que sua saúde exige. Hoje com 91 anos, Mandela foi o principal responsável pela volta da democracia ao país. Madiba, como é conhecido carinhosamente por seu povo, foi presidente de 1994 à 1999, depois de ter passado 27 anos preso no período do regime Apartheid. Mandela utilizou o rugby – esporte de maior popularidade no país – para unir os cidadãos sul-africanos e reduzir as diferenças raciais.
– Mandela tem uma reputação que estimula as equipes na sua presença – afirmou seu neto.
Apesar do prestígio, o ex-presidente deve acompanhar os jogos do Mundial em casa. Preocupada com a saúde de Mandela, a família quer protegê-lo do inverno rigoroso da África do Sul:
– Como todos os sul-africanos, nós queremos que ele viva muitos anos ainda – concluiu Zwelivelile Mandela.

