G1

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que participa das filmagens de um documentário, visitou nesta quinta-feira (25) a Favela Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul,  e a sede da Polícia Civil do Rio, no Centro do Rio. O trabalho tem a intenção de debater mudanças na legislação antidrogas.
“Quis conhecer de perto o trabalho da polícia carioca de recuperação de armas e de combate ao tráfico de drogas. Essa questão é importante porque está ligada a uma série de fatores, como o próprio tráfico em si, e as leis que regem esse assunto”, disse o ex-presidente, que é integrante da Comissão Latina americana sobre Drogas e Democracia.
Na sede da Polícia Civil do Rio, o ex-presidente se encontrou com o chefe de Polícia, delegado Alan Turnowski, e com o subchefe de Operações Carlos Antônio Oliveira.

Pela manhã, numa visita em que ele não foi acompanhado por jornalistas, o ex-presidente gravou no Morro Santa Marta uma entrevista com a comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), capitã PM Pricila de Oliveira Azevedo. 

À tarde, o ex-presidente esteve no local onde fica parte das armas apreendidas no estado do Rio. Cerca de cem mil armamentos capturados pelos agentes estão guardados no arsenal da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos da polícia.
“O Fernando Henrique ficou impressionado com a quantidade de armas apreendidas. Nós também, policiais, ficamos impressionados com a quantidade de armas que a polícia conseguiu apreender”, contou o delegado Turnowski. UPPs contribuem

Sobre a visita ao Morro Santa Marta, a primeira comunidade do Rio a ser beneficiada pelo programa de policiamento, Fernando Henrique observou:
“É importante conhecer o trabalho das UPPs, que auxiliam e contribuem para o fim do tráfico de drogas e de armas”, destacou.
Nesta sexta (26), o ex-presidente participa de um encontro com integrantes do Viva Rio e com deputados para discutir questões relacionadas a usuários e traficantes de drogas.
Desde agosto de 2009, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa das filmagens do documentário, cujo título provisório é “Rompendo o silêncio”, sob a direção de Fernando Grostein Andrade. A produção tem lançamento previsto para o ano que vem.

Compartilhe