Cristã na Nigéria. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Adedotun Adegborioye).
Cristã na Nigéria. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Adedotun Adegborioye).

Mais de 50 cristãos foram mortos em novos ataques terroristas na Nigéria, na primeira semana de 2024.

De acordo com o Morning Star News, no dia 3 de janeiro, extremistas Fulani atacaram quatro aldeias no estado de Kaduna, assassinando 41 cristãos e sequestrando muitos outros.

“Os terroristas armados invadiram as comunidades, matando crianças, mulheres, homens e idosos que não conseguiram escapar dos agressores”, relatou a moradora local Samaila Musa, ao Morning Star News.

Em entrevista ao jornal nigeriano Punch, Aminu Khalid, membro do conselho do distrito de Dawaki, afirmou que os terroristas entraram nas aldeias a pé e assumiram posições vantajosas.

“Os terroristas sempre vêm de partes da floresta de Kajuru e Kachia, onde fica seu acampamento”, explicou Khalid.

Pastor assassinado

Dias depois, na sexta-feira (5), no estado de Yobe, membros de um grupo terrorista islâmico mataram um pastor e 13 membros da Igreja de Cristo nas Nações (COCIN).

Os terroristas assassinaram o reverendo Luka Levong no templo da denominação e outros cristãos em suas casas, na cidade de Kwari.

“Os terroristas também incendiaram o edifício da igreja COCIN e destruíram veículos estacionados nas instalações da igreja, e também incendiaram as casas dos cristãos na cidade”, disse o morador local Aaron Bwala, ao Morning Star News.

Segundo moradores locais, os criminosos eram membros do Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP).

“Entre os cristãos mortos está o tesoureiro da igreja COCIN, Maina Abdullahi. Enquanto os terroristas matavam o Pastor Levong, a sua esposa e dois dos seus netos escaparam ilesos”, contou Daniel Alimi, outro residente da área.

No final do ano passado, durante a época de Natal, 160 cristãos foram mortos por terroristas islâmicos na Nigéria, em uma série de ataques em pelo menos 20 aldeias.

Perseguição extrema na Nigéria

Em 2022, a Nigéria liderou o mundo com 5.014 cristãos mortos por sua fé, segundo a Lista Mundial da Perseguição 2023 da Portas Abertas.

O país africano também ficou no topo da lista mundial em cristãos sequestrados (4.726), agredidos ou assediados sexualmente, casados ??à força ou abusados ??física ou mentalmente, e teve o maior número de casas e empresas atacadas por motivos religiosos.

No ano anterior, a Nigéria teve o segundo maior número de ataques a igrejas e deslocados internos.

Na lista de observação mundial de 2023 dos países onde é mais difícil ser cristão, a Nigéria saltou para o sexto lugar, sua classificação mais alta de todos os tempos, do 7º lugar no ano anterior.

“Militantes do Fulani, Boko Haram, Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP) e outros conduzem ataques a comunidades cristãs, matando, mutilando, estuprando e sequestrando para resga te ou escravidão sexual”, observou a Portas Abertas.

Compartilhe