Cristãos afegãos sabem como é ter a vida abalada pelas adversidades (foto representativa)

Em João 8.31, Jesus declara aos que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos”. Como é possível saber que algo permanece firme? Quando aquilo é abalado. Os cristãos afegãos sabem bem como é ter a vida completamente abalada.

A situação deles já não era simples, mas após o dia 15 de agosto de 2021, eles foram colocados ainda mais à prova, após combatentes do Talibã tomarem completamente o país. Os cristãos que já precisavam viver a fé em Jesus em segredo passaram a correr ainda mais riscos. Mesmo diante desse cenário, muitos decidiram permanecer e continuar sendo a luz de Cristo em um mundo escuro.

Descubra três lições que aprendemos com cristãos afegãos que decidiram obedecer ao chamado de Jesus em meio ao caos.

1. ORAR POR AQUELES QUE OS PERSEGUEM

Abdulla é um cristão afegão casado e com três filhos que decidiu orar por seus perseguidores

Em Mateus 5.44, enquanto pregava o Sermão da Montanha, Jesus afirmou: “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”. Esse é um ensino que vai contra a lógica natural. Se alguém é seu inimigo, o sentimento em questão não é o amor. O mesmo vale para se alguém o persegue, o primeiro instinto não é o de orar por essa pessoa. Mesmo parecendo ser contra os instintos básicos, é difícil ter a noção real do que isso significa se nunca tivemos um inimigo disposto a nos matar ou se não enfrentamos perseguição na prática.

Porém, para os cristãos afegãos, essa é a realidade diária. Durante a tomada do país, grupos de soldados do Talibã atacavam com violência cristãos e suas famílias. Muitos foram mortos enquanto outros conseguiram fugir e vivem escondidos. Apesar disso, eles permaneceram firmes ao ensino de Cristo. “Por favor, continuem orando; não apenas por nós, mas também pelo Talibã. É claro, o Talibã é nosso inimigo, mas eu peço que você ore pela salvação deles”, pede o cristão afegão Abdulla*.

2. DISPOSIÇÃO DE MORRER POR CRISTO

Cristãos afegãos têm a certeza de que mesmo quando esta vida terminar, há uma vida eterna ao lado do nosso Senhor (foto representativa: imb.org)

Os cristãos afegãos, em meio a um ambiente hostil, parecem ter a mesma certeza de Paulo em Filipenses 1.20. “Com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte”. Na continuação a esse versículo, o apóstolo afirmou que para ele o viver era Cristo e o morrer, lucro.

Isso só é possível mediante a esperança de que, mesmo quando a vida terrena terminar, há a certeza de uma vida eterna ao lado do nosso Senhor. “A igreja no Afeganistão nunca foi uma igreja de covardes, mas mesmo aqueles que tremem de medo ainda estão dispostos a morrer por Cristo”, afirma Hana*, uma colaboradora da Portas Abertas na região.

3. CERTEZA DA PRESENÇA DE DEUS

Mesmo em meio caos, cristãos afegãos sabem que Cristo está com eles (foto representativa: imb.org)

No texto de Mateus 28.20, antes de voltar ao pai, Jesus afirmou: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Apesar de Jesus ter dito isso aos seus discípulos, essa é uma promessa que também nos acompanha. Temos o privilégio de ter a presença dele constantemente conosco, por meio do consolador enviado, o Espírito Santo.

Mas, muitas vezes, de acordo com a situação que enfrentamos, essa verdade não parece ser real. E, por mais que essa fosse uma opção para os cristãos afegãos, que podem morrer pelo simples fato de crer em Jesus, eles sabem que Cristo se faz presente. “Como eu me tornei cristão, agora posso orar em qualquer lugar e sempre. Ele sempre me escuta e eu sempre sinto sua presença. Eu sinto como se ele estivesse sempre aqui. Quando oro, sinto que ele está sentado perto de mim e me ouve. Embora eu tenha muitos problemas, vejo a graça e a misericórdia dele na minha vida. Eu ainda não perdi minha esperança”, compartilha Nargis*, um refugiado afegão que atualmente vive na Ásia Central.

*Nomes alterados por segurança.

APRENDA E COLOQUE EM PRÁTICA

Cristãos afegãos têm colocado os ensinamentos bíblicos em prática no seu dia a dia (foto representativa)

Assim como nossos irmãos e irmãs afegãos são verdadeiros discípulos de Jesus, por permanecerem firmes na palavra, faça isso você também. Como? O apóstolo Paulo nos fala em  Efésios 6.18b: “Estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” Sendo assim, interceda por cada um desses cristãos afegãos. Mas você pode fazer mais. O autor de Hebreus nos fala no capítulo 6, versículo 10: “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los”. Portanto, ajude os santos. Você pode garantir água potável e cuidados médicos com apenas uma doação. Garanta assistência a esses cristãos. Coloque em prática o que a palavra de Deus ensina.

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe