Africana estudando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Wycliffe Associates)
Africana estudando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Wycliffe Associates)

A África Oriental está enfrentando quatro décadas de uma seca que está afetando 40 milhões de pessoas. Os cidadãos que vivem nas áreas atingidas precisam caminhar várias horas por dia para conseguir água, que nem sempre, está apropriada para consumo.

Bart Maley, da missão “Wycliffe Associates”, que trabalha com comunidades na região fornecendo projetos de tradução da Bíblia, informou que a população gasta muito tempo para obter água e isso torna difícil a realização de qualquer outra atividade.

“Qualquer um pode imaginar que, se você está lutando com a falta de água e comida para suas necessidades básicas, como vai realizar qualquer outra tarefa? Portanto, para nossas equipes de tradução da Bíblia, em particular, é difícil reunir um grupo de pessoas, sentar-se e usar as ferramentas e o treinamento para implementar a tradução das Escrituras de propriedade da igreja e trabalhar nisso”, explicou ele ao Mission Network News.

A organização missionária procura atender às necessidades espirituais das pessoas com a Palavra de Deus, e muitas vezes isso vem junto com a satisfação das necessidades físicas.

Bart administra um programa de desenvolvimento comunitário que trabalha com líderes locais na África Oriental para driblar a falta de comida e água na seca.

“Nossos gerentes de programa trabalham com os líderes comunitários para encontrar, na maioria dos casos, equipes de perfuração que estariam dispostas a entrar em algumas dessas áreas remotas. Em seguida, eles também trabalham lado a lado com o governo para tentar obter alguma interação das autoridades”, disse ele.

“Muitas vezes, são povos esquecidos por seus próprios governantes. Contratamos algumas equipes de perfuração do governo para ir a regiões remotas e perfurar poços de água para essas comunidades com a intenção de atender às suas necessidades básicas”, acrescentou ele.

Uma vez que essas comunidades tenham poços e água potável, elas podem garantir que cada gota de água seja usada efetivamente para o cultivo, através da irrigação em pequena escala ou “irrigação por gotejamento”.

“Também fornecemos recursos alimentares e outras necessidades básicas para pessoas que estão passando fome e não têm outra maneira de se sustentar”, afirmou Bart.

Parceria com ministérios e organizações 

A Wycliffe Associates uniu forças com o ministério “Echo Ministries” com sede em Fort Meyers, na Flórida, Estados Unidos, para criar estratégias criativas de soluções agrícolas na África Oriental e para enfrentar a crise da água.

“Por exemplo, mesmo quando chove, o solo está tão compactado devido a décadas de seca que a água vai bater nele e correr”, contou Bart.

Então, o Echo Ministries ajuda as comunidades na localidade a construir barragens de areia que captariam a água impedindo a evaporação.

Este problema requer ajuda de todos, por isso, a Wycliffe Associates vê a situação como uma abertura para fornecer ajuda, enquanto capacita as comunidades na África Oriental com o Evangelho.

“Ore por nós. Para que Deus nos dê sabedoria e ideias sobre como atender a essas necessidades e como nos conectar com organizações parceiras que nos ajudarão. Ore por nossa própria parceria e nossa própria organização”, pediu o missionário.

“Além disso, ore para que as pessoas em toda a África Oriental conheçam a Água Viva de Jesus Cristo”, concluiu ele.

Fonte: Portal Guiame

Compartilhe