Famílias são beneficiadas por meio de programa de subsistência no Vietnã

Famílias são beneficiadas por meio de programa de subsistência no Vietnã

No Vietnã, o projeto “Banco de Vacas”, realizado por parceiros da Portas Abertas, é um programa de subsistência em que famílias cristãs recebem uma vaca de criação como empréstimo. O empréstimo é quitado quando a família devolve o primeiro filhote ao banco de vacas para que outra família seja beneficiada. A partir disso, qualquer outra vaca produzida pode, então, ser mantida pela família e ajudá-la a criar sua própria renda.

O programa começou em 2016, no Nordeste do Vietnã, com 35 vacas para serem distribuídas entre os cristãos de duas igrejas da região. O objetivo do projeto é ajudar nas necessidades financeiras de cristãos tribais pobres, que obtêm recursos usando a vaca para agricultura ou criação.

Casas construídas e crianças na escola 

Keej*, um pastor local que gerencia o projeto na igreja em que congrega, disse que esse projeto é muito significativo. Ele conta que viu muitas vidas melhorarem depois da chegada desse programa de subsistência. Depois que a família de Vang* se converteu ao cristianismo, ele foi para uma faculdade bíblica em Hanói, esperando voltar para sua aldeia e servir ao Senhor. No entanto, ele teve que desistir dos estudos e voltar para sua aldeia para trabalhar e sustentar a esposa e os três filhos. Em 2018, a família de Vang recebeu uma vaca do projeto através de sua igreja local. “Foi um milagre e uma bênção de Deus. A situação econômica da minha família melhorou muito. Agora, meu sonho de servir meu povo foi realizado. Posso servir a Deus por meio desse projeto”, disse.

Outro cristão beneficiado com o programa é Nhia*. Ele disse que desde que recebeu a primeira vaca, todos os anos tem um novo bezerro. Dessa maneira conseguiu ganhar dinheiro e usá-lo para consertar a casa e mandar os filhos para a escola. “Todos na minha casa também trabalham juntos por causa do projeto. Agradeço a Deus por este programa. Minha família está muito agradecida.”

Resultados a longo prazo

Mais de 240 vacas foram distribuídas desde o início do projeto em 2016. E mais de 700 pessoas de diferentes aldeias tribais no Norte do Vietnã foram beneficiadas. O projeto não traz resultado instantâneo aos beneficiários. Porém, a longo prazo, ajuda as famílias a construírem suas próprias casas, investir em uma fazenda, mandar os filhos para a escola, comprar alimentos e dizimar nas igrejas nas quais congregam.

*Nomes alterados por segurança. 

Apoie cristãos vietnamitas

Muitos outros cristãos tribais nos lugares remotos do Vietnã precisam de ajuda para suprir as necessidades de suas famílias e igreja. Lá o cristianismo é visto como uma ameaça à ordem nacional pelas autoridades. Fortaleça a fé de cristãos vietnamitas.

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe