Também conhecido como Birmânia, o país celebra a sua independência no dia 4 de janeiro, desde 1948.

Também conhecido como Birmânia, o país celebra a sua independência no dia 4 de janeiro, desde 1948.


Localizado no Sul da Ásia, Mianmar era uma colônia britânica pertencente ao território indiano. Também conhecido como Birmânia, o país celebra a sua independência no dia 4 de janeiro, desde 1948. Mianmar é palco do cenário da guerra civil mais antiga do mundo, que começou no mesmo ano em que se tornou um país independente.

Em 1962 houve um golpe de Estado e o território passou a ser governado por militares. Desde a tomada de poder pelos militares em Mianmar, a situação dos seguidores de Jesus se agravou no país. 

Em Mianmar o nacionalismo religioso é muito forte, e ele impulsiona grande parte da perseguição aos seguidores de Jesus. Os cristãos ex-budistas enfrentam maior perseguição da família e da comunidade, e são vistos como pessoas que abandonaram e traíram o sistema de crença em que cresceram. 

A maioria da população do país é budista e as comunidades que pretendem permanecer budistas, tornam a vida das famílias cristãs impossível por não permitirem que usem recursos da comunidade, como água. Os seguidores de Jesus não têm nem o direito de registrar os filhos como cristãos. Os recém-nascidos são automaticamente registrados como budistas e todos os cristãos ex-budistas são registrados como budistas. 

Neste dia em que Mianmar celebra 74 anos de independência, os cristãos continuam vulneráveis à perseguição por grupos insurgentes e pelo exército. Por isso, separamos cinco motivos de oração pelo país:

  1. Devido ao cenário da guerra civil, existe a possibilidade de que uma guerra completa aconteça, e se isso acontecer, toda a comunicação dentro do país será extremamente difícil.  Haverá aumento nos deslocamentos, escassez de alimentos e recursos. Ore para que os cristãos estejam prontos para essa situação.  
  2. Interceda pelos cristãos que vivem em campos de refugiados. Peça que Deus dê sabedoria e levante pessoas para criar projetos que promovam o desenvolvimento deles tanto social como espiritual. 
  3. Clame para que um novo governo seja levantado por Deus, que as autoridades tenham temor do Senhor e liderem visando o bem de toda a população. Que os militares e a resistência sejam alcançados pelo amor de Deus e tenham a vida mudada pelo Espírito Santo. 
  4. Ore pela segurança dos cristãos nas áreas de conflito e devastadas pela guerra.  Clame para que a paz de Cristo esteja sobre o país e os conflitos cessem pelo bem de toda a população. 
  5. Peça para que as novas gerações encontrem esperança e força em Cristo. Clame por aqueles que ainda não conhecem a palavra de Deus no país, para que sejam impactados pelo amor de Jesus. 

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe