O poder absoluto do país está nas mãos do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei,

  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica, corrupção e crime organizado
  • Capital: Teerã
  • Região: Oriente Médio
  • Líder: Hassan Rohani
  • Governo: República islâmica presidencialista
  • Religião: Islamismo, zoroastrismo, cristianismo e judaísmo
  • Idioma: Persa, azeri, curdo, gilaki, mazandarani, luri, balúchi e árabe
  • Pontuação: 85

POPULAÇÃO: 82,8 MILHÕES

POPULAÇÃO CRISTÃ: 800 MIL

Com uma pontuação de 85 pontos, o Irã está em 9° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. O Irã teve a mesma pontuação nas listas de 2019 e 2018. A pressão aos cristãos permanece em um nível extremo em todas as esferas da vida. A pontuação para violência permaneceu alta, 10,4 pontos, apesar de ter mais prisões do que o período anterior.

Convertidos do islamismo para o cristianismo suportam o peso da perseguição, especialmente do governo e em um menor grau de familiares e sociedade. O governo os vê como uma tentativa dos países ocidentais de prejudicar o islamismo e o regime islâmico do Irã. Líderes de grupos de cristãos convertidos têm sido presos, acusados e recebido longas sentenças de prisão por “crimes contra a segurança nacional”. As comunidades histórias cristãs assíria e armênia são reconhecidas e protegidas pelo Estado, mas tratadas como cidadãos de segunda classe e não podem ter contato com cristãos ex-muçulmanos de fala persa ou tê-los participando de seus cultos.

“Os corações aqui estão tão preparados que quando evangelizamos, muitas pessoas entregam suas vidas para Jesus.”

DARIA (PSEUDÔNIMO), CRISTÃ IRANIANA

Segundo informações da BBC, o general iraniano, Qasem Soleimani, líder da força de elite da Guarda Revolucionária (Quds), foi morto no dia 2 de janeiro de 2020, após um ataque dos EUA no Iraque. O ataque contra Soleimani ocorreu quando ele e sua comitiva deixavam o aeroporto de Bagdá, capital do Iraque. Soleimani era considerado o segundo homem mais poderoso no Irã, só atrás do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país. A morte também foi confirmada pela Guarda Revolucionária do Irã. Após a notícia da morte, Khamenei decretou três dias de luto nacional e afirmou que haverá uma severa vingança aos criminosos por trás do ataque.

EXEMPLOS ESPECÍFICOS DE PERSEGUIÇÃO

  • No período de análise da Lista Mundial da Perseguição 2020 (1 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019), houve pelo menos 169 prisões, 114 delas feitas em uma única semana no final de 2018. Muitos cristãos, principalmente os convertidos, foram acusados e sentenciados a longos períodos de prisão. Outros ainda esperam julgamento. As famílias também enfrentaram humilhação pública.
  • Diversas igrejas domésticas foram invadidas no período. A maioria delas não pode mais funcionar como local de encontro para cristãos.
  • A prática de tribunais estabelecerem altas quantias para fiança continua. Cristãos presos, que conseguem levantar tais somas de dinheiro para soltura condicional com fiança, perdem o dinheiro se decidirem fugir do país.
  • Houve relatos de serviços secretos informando pais de jovens mulheres encontradas participando de cultos em igrejas domésticas, declarando que as mulheres foram encontradas se misturando com homens de forma inapropriada. Envergonhar mulheres solteiras é uma forma efetiva de manchar a reputação delas e prejudicar sua condição social, especialmente em áreas mais conservadoras.

Motivos de oração:

  • O número de cristãos presos no país teve um grande aumento. Ore por cada um dos presos, para que o Senhor os sustente durante esse período e os use enquanto estiverem na prisão.
  • Interceda também pelos familiares de cada cristão preso. Que Deus supra todas as suas necessidades e que eles sejam confortados e consolados pelo Espírito Santo.
  • Muitas igrejas domésticas foram invadidas e não podem mais funcionar como local de encontro. Peça a Deus que novos locais sejam disponibilizados para que o corpo de Cristo no Irã continue crescendo.

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe