
- Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, antagonismo étnico, corrupção e crime organizado
- Capital: Trípoli
- Região: Norte da África
- Líder: Fayez al-Sarraj
- Governo: Em transição
- Religião: Islamismo, cristianismo, budismo, hinduísmo, judaísmo e outras
- Idioma: Árabe, italiano, inglês e bérbere
- Pontuação: 90
POPULAÇÃO: 6,6 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ: 36,2 MIL
Com 90 pontos, aumentando três pontos em relação a 2019, a Líbia permanece em 4º lugar na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2020. O aumento é causado principalmente por mais casos de violência relatados. Não houve mudanças significativas na situação da perseguição como um todo. Na LMP 2019, a Líbia teve 87 pontos, subindo 1 em relação ao ano anterior. Na LMP 2018, a Líbia subiu 8 pontos, atingindo 86, que foram atribuídos ao aumento da violência contra cristãos, principalmente em relação a migrantes em trânsito, que geralmente são tratados muito mal e, dentre os quais, os cristãos recebem ainda pior tratamento. O estado contínuo de anarquia tem contribuído para a vulnerabilidade geral dos cristãos no país.
Os cristãos líbios ex-muçulmanos enfrentam uma pressão muito violenta e intensa da família e comunidade em geral para renunciar a fé. Estrangeiros de outras partes do continente também são alvo de vários grupos extremistas islâmicos e criminosos organizados.
Eles sequestram os cristãos e, muitas vezes, matam de maneira brutal. Mesmo quando nossos irmãos não enfrentam tal destino, os da África Subsaariana são assediados, muitas vezes forçados a trabalhar em centros de detenção e sujeitos a ameaças de radicais. Os cristãos que expressam publicamente a fé e tentam compartilhar o evangelho com os outros também enfrentam risco de prisão e violência.
A ausência de um único governo central para impor lei e ordem tornou precária a situação para os cristãos. O nível de violência contra eles na Líbia agora é categorizado como extremo.
Durante as revoltas de 2011, o presidente Kadafi foi retirado do poder sem uma clara ideia de como o futuro seria. Desde então, a Líbia se tornou um clássico Estado falido e seu sonho de se tornar um país aberto e democrático foi substituído por um cenário de pesadelo, no qual, como em uma colcha de retalhos, grupos extremistas controlam diferentes partes do país e competem por supremacia. Tudo indica que o país será dividido em dois blocos: um no leste e outro no oeste.
Motivos de oração:
- Interceda pela situação política na Líbia, para que o coração dos vários grupos seja inclinado não ao desejo de poder, mas ao bem-estar da população. Clame para que eles estejam abertos a uma solução democrática e haja paz no país.
- Peça pela vida dos cristãos migrantes da África Subsaariana, que são um testemunho do evangelho no país, para que sejam tratados com dignidade e igualdade.
- Ore pelos poucos cristãos ex-muçulmanos nativos, para que fiquem firmes no Senhor e sejam guardados em segurança. Que a esperança deles não esmoreça e que eles tenham perspectiva de futuro.
Fonte: Portas Abertas
