por  Físico-químico, deixou a Universidade de Illinois para fundar, junto com Loren Cunningham, a Universidade das Nações. Faleceu em 2003 deixando grande legado para a obra missionária, especialmente na Jocum.

Perguntam-me com frequência: “O que é uma Universidade Cristã?” e “Como é ela diferente das outras universidades?” Em primeiro lugar, creio que uma Universidade Cristã é um povo -um povo chamado por Deus, um povo de destino eterno.
É, tipicamente, um povo de muitos lugares, um povo com várias funções e responsabilidades, mas com um enfoque na Criador do universo. Os prédios e o equipamento são importantes – MAS pessoas são a VIDA da universidade. TODAS as pessoas associadas direta ou indiretamente com a universidade são importantes. Elas incluem os alunos, os funcionários ligados ao ensino e à administração, funcionários ligados à operações e manutenção, e as famílias, amigos e associados de alunos e funcionários. Estas são PESSOAS que SÃO a UNIVERSIDADE.

Quando eu era professor na Universidade de Illinois nos Estados Unidos, eu geralmente perguntava aos meus alunos de doutorado: “Qual seria a solução realmente IDEAL para seu projeto de pesquisa?” Dois anos atrás, em uma conferência científica, vários de meus antigos alunos, alguns há 20, 30 e alguns até 40 anos mais tarde, me relataram que agora estavam perto da resposta ideal à pergunta. Disseram-me que a pergunta sobre “o ideal” que lhes perguntei que previssem tantos anos antes para suas áreas de pesquisa científica havia sido o catalizador e os desafiou a procurarem a resposta, “quais são as características que fariam uma “Universidade Cristã” ideal?

Consideremos algumas dessas características:

  1. As pessoas, que são a universidade, conheceriam a Deus intimamente, e teriam em seus corações um ardor intenso de fazê-lo conhecido.
  2. As pessoas seriam comprometidas e se engajariam na Grande Comissão dada por Jesus em Mateus 28:18-20.
  3. A comunidade do campus expressaria o amor de Jesus de inúmeras maneiras tangíveis. João 17:20-23
  4. As pessoas trabalhariam juntas em unidade e seriam um catalizador para unidade no corpo de Cristo. John 17:20-23
  5. As pessoas seriam obedientes à Palavra de Deus.
  6. Os programas, curso e atividades seriam inspiradas pelo Espírito Santo e seriam projetados para liberar os dons de criatividade de Deus nos alunos e obreiros, BEM COMO nos grupos que eles servissem em ministério.

E a lista poderia ir mais e mais longe. O que você adicionaria a esta lista? Será possível atingir o ideal?

Sim, eu creio que é, SE buscarmos diligentemente permanecermos abertos à comunicação do nosso Criador. Eu creio que o nosso Senhor Jesus Cristo nos diria que Ele busca homens e busca mulheres para desenvolverem Universidades Cristãs para Seus propósitos e pela Sua Palavra. Homens e mulheres que o buscarão diligentemente em oração, aprendendo a contar o custo para que seja possível influenciar o futuro. Sempre bem próximo d’Ele, eles se alegrarão tanto quando Ele confirmar seus pensamentos como quando Ele lhes mostrar uma maneira melhor. Estes homens e mulheres se comprometerão a programas e ministérios somente à medida que tudo contribua para a edificação de um povo – um povo chamado e ensinado por Deus, um povo de destino, um povo que irá cumprir plenamente sua parte em trazer uma grande multidão diante de Seu trono. Uma grande multidão, a qual ninguém pode contar, de toda nação, tribo, povos e línguas, cantando:

“Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”. As Nações estarão, portanto, diante d’Ele, e Ele os ensinará! Ap. 7:9-10

Até aquele dia, Ele busca por homens e por mulheres que sigam Seus planos, incluindo Seus planos de desenvolver a Universidade das Nações e outras universidades cristãs – verdadeiras universidades comprometidas com Sua visão, Suas formas de ensino, de direção, de comunicação, Suas formas de trabalhar juntos em comunidade – em união. Um povo, velhos e jovens comprometidos e abertos ao Seu comissionamento, Seu derramar de poder para o “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinado-as a guardar tudo o que lhes tenho ordenado.” Mateus 28:18-20.

Se a tarefa parece impossível, continue a ler o versículo 20 na passagem acima, como Jesus diz “—e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” Sim, Ele está conosco, e Ele nos guiará de encontro ao ideal.

Fonte: Jocum

Compartilhe