Ataques na Síria
Explosões na região de el-Kisweh na Síria, ao sul de Damasco, em 8 de maio de 2018. (Foto: Twitter)

Horas depois do anúncio de que os EUA estão se retirando do acordo nuclear com o Irã, Israel entrou em “alerta máximo” por detectar “atividades irregulares” de forças iranianas na Síria. As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram que seu escudo antiaéreo nas Colinas de Golã e os abrigos antibombas estão preparados para um possível ataque, anunciou a mídia israelense.

Segundo o anúncio oficial, “Os sistemas de defesa foram armados e as tropas IDF estão em alerta máximo para um ataque”. Além disso, o governo de Israel afirma estar preparado “para vários cenários” e advertiu que “qualquer agressão contra Israel terá uma resposta severa”.

A decisão das autoridades israelenses ocorre como medida preventiva, já que Teerã havia anunciado que iria retaliar contra Israel, caso os EUA impusessem novas sanções econômicas.

Desde o ataque aéreo contra a base aérea Tiyas (T-4), perto da cidade de Homs, que matou pelo menos sete soldados iranianos em 9 de abril, a tensão cresceu na região. Irã, Síria e Rússia responsabilizaram Israel, que não reconheceu sua autoria.

Após a ofensiva, o representante do líder supremo do Irã na Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana, Ali Shirazi, mandou um recado: “Israel deve ter cuidado com seu comportamento se quiser existir mais do que alguns dias” e ameaçou Tel Aviv e Haifa.

Ataque preventivo

Na noite desta terça-feira (8) Forças Armadas sírias interceptaram dois mísseis israelenses, disparados contra uma instalação militar em Damasco, noticiou a agência oficial síria Sana.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informa que os mísseis visavam “um depósito de armas das milícias iranianas ou do Hezbollah libanês”.

Como de costume, Israel não comentou o ataque, mas analistas acreditam que seja um ataque preventivo, algo que o primeiro-ministro Benjamin Natanyahu alertou que poderia ocorrer. Com informações de Times of Israel

Compartilhe