Nesta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o ranking com a avaliação das universidades, faculdades e centro universitários brasileiros a partir dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC). De acordo com os dados divulgados, cinco universidades baianas foram consideram excelentes, entre elas a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Junto à Uesb, foram avaliadas com IGC conceito 4 a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb). O resultado coloca essas universidades entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior no país. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O índice máximo do IGC é 5, conceito que, nesta última edição, foi alcançado por apenas 12 Instituições de Ensino Superior do Brasil. Blog da Resenha Geral

Compartilhe