O Governo do Estado divulgou que três novas unidades da Casa Abrigo da Mulher serão instaladas na Bahia. As cidades contempladas serão Salvador, Feira de Santana e Itabuna. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a cidade de Vitória da Conquista deverá receber o equipamento em 2019.

Recentemente, o prefeito Herzem Gusmão esteve em Brasília, quando foram garantidos recursos para construção de Unidade de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência na cidade. O Ministério do Desenvolvimento Social destinará R$ 700 mil reais para a construção do equipamento.

Conforme a SSP, os municípios que receberão as unidades inicialmente registram os maiores índices de mulheres acompanhadas pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além disso, dentre os critérios utilizados para a escolha das cidades sede das casas estão a oferta de serviços públicos, Creas e comarcas, bem como os altos índices de violência contra as mulheres.

Cada casa de abrigo acolherá 60 mulheres em risco iminente de morte e filhos menores de 12 anos. As unidades acolherão mulheres por meio da Central de Acolhimento Estadual, que funcionará a partir de janeiro regulando as vagas e acionando os abrigos.

Atualmente, o Estado conta com duas casas abrigos, que funcionam em Salvador, com capacidade para 20 pessoas e não contempla mulheres em risco de morte, e em Feira de Santana. De acordo com a SSP,  a expansão do Serviço de Acolhimento para Mulheres Vitimas de Violência Doméstica começará em 2018. Blog da Resenha Geral

Compartilhe