Obras avançam no Corredor Perimetral e na área frontal do Caic

A retomada dos trabalhos pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) pôde ser vista, nesta sexta-feira, 6, em duas extremidades da área urbana conquistense. Houve frentes de trabalho, simultaneamente, no trecho 2 do Corredor Perimetral, situado na região leste, e na Avenida Sérgio Vieira de Melo, no lado oeste.

No trecho 2 da Perimetral, que fica entre as avenidas Gilenilda Alves, na região do bairro Boa Vista, e Olívia Flores, em frente ao campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), máquinas e trabalhadores operam na terraplanagem do aterro feito no entorno do “bueiro ármico”.

Esse equipamento, formado por duas redes de manilhas (cada uma com 4,6 metros de diâmetro), fica entre as duas galerias ligadas às redes de drenagem que, em sentido contrário, serão responsáveis por receber as águas pluviais provenientes tanto da região da avenida Juracy Magalhães quanto do bairro Candeias.

Segundo o diretor-presidente da Emurc, Marcelo Guerra, houve ali a necessidade de retirar o solo original, devido às suas características de não ser sólido o suficiente para suportar, futuramente, o peso da estrutura do bueiro e, posteriormente, da pavimentação. Portanto, escavaram-se aproximadamente três metros abaixo do bueiro, retirando o solo “mole” e substituindo-o por uma mistura de areia, argila e concreto – mais robusta, portanto.

“Os técnicos entenderam que deveríamos fazer a remoção desse solo mole, que é um solo orgânico, rico para plantios, mas não é adequado para aguentar o peso do ármico e, depois, o da terraplanagem que temos que fazer acima dele. E, depois da obra pronta, ainda havia o peso dos veículos”, explicou o diretor da Emurc.

“Se não fizéssemos a remoção do solo mole, substituindo-o por um solo arenoso e argiloso, fatalmente haveria rachaduras, e logo algum prejuízo na obra. E ela deveria ser interditada. Agora, não. Vamos ter uma obra segura”, complementou.

Guerra informa, ainda, que os serviços no trecho 2 do Perimetral foram intensificados. O objetivo da Prefeitura, com isso, é concluir a terraplanagem antes do período chuvoso, esperado para o final de outubro.

Quem passar por ali, verá a movimentação de motoniveladoras, pás-carregadeiras, rolos “pé-de-carneiro”, pás-mecânicas, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, caminhões dos tipos pipa e caçamba, e ainda um trator agrícola, responsável pela aragem da terra. Todo esse equipamento é operado por uma equipe que envolve entre 40 e 50 profissionais – agora, trabalhando de domingo a domingo.

“Por um pedido do prefeito, deliberando junto com o secretário de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia, e José Antônio, de Infraestrutura, nós estamos intensificando ainda mais, trazendo mais máquinas para este trecho, mais pessoas, e ampliando também a carga horária de trabalho”, justifica Guerra, cuja expectativa é que a obra do trecho 2 seja concluída até o final deste ano.

Serviço avança na avenida Sérgio Vieira de Melo – No lado oeste, as obras na avenida Sérgio Vieira de Melo se concentram em frente ao Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (o popular Caic). Na última quinta-feira, 5, houve o serviço de imprimação, com aplicação de piche. Nesta sexta, 6, a via estava isolada para possibilitar a secagem do material. Na próxima semana, o trabalho avançará com a aplicação de uma camada de cimento asfáltico com aproximadamente 4 centímetros de espessura.

Nessa via, o planejamento envolve ainda a sinalização – horizontal e vertical –, a substituição dos abrigos de ônibus por outros novos, a implantação de calçadas laterais com piso tátil e a construção de sarjetas, a fim de facilitar a drenagem das águas pluviais. Tendo sido finalizada essa etapa, a prefeitura pretende reforçar a iluminação da via.

Além de contemplar quase três mil estudantes matriculados no Caic e seus familiares, que utilizam esse espaço, a lista de beneficiados envolve o grande contingente de pessoas que trafegam por ali em direção a – ou vindo de – localidades como Vilas Serranas, Urbis V, Urbis IV, Sobradinho, Miro Cairo, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa e os conjuntos habitacionais existentes nessa região.

Contratos – Com investimentos próximos a R$ 60 milhões e cerca de 12 quilômetros de extensão, o Corredor Perimetral é um empreendimento previsto para o município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Urbana. Esse trecho 2 se soma ao trecho 1, que avança rumo ao lado oeste e atravessa a cidade até o extremo oposto, na avenida Brumado.

Já a recuperação da avenida Sérgio Vieira de Melo está sendo feita com recursos municipais, através de um contrato firmado entre a Prefeitura e a Emurc, no valor de R$ 6 milhões, que prevê a aplicação de asfalto em 14 vias da cidade. SECOM/PMVC

Compartilhe