Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, dessa quinta-feira (3), a Portaria que informa que o Hospital Especializado Afrânio Peixoto passou a integrar o Complexo Hospitalar formado pelo Hospital Geral de Vitória da Conquista e o Hospital Crescêncio Silveira. Segundo o decreto, assinado pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, o Afrânio Peixoto e o Crescêncio Silveira, a partir de agora, ficam diretamente vinculados e subordinados à gestão do Hospital Geral.

Dessa forma, tanto o Afrânio Peixoto e o Crescêncio Silveira funcionarão como leitos complementares do Hospital de Base, que é a unidade central do Complexo. Ainda conforme a Portaria, um dos objetivos da mudança é fortalecer e qualificar os atendimentos prestados aos usuários provenientes da região Sudoeste.

Mudança de Perfil do Hospital Especializado Afrânio Peixoto

No início deste ano, a Secretaria de Saúde informou que o Hospital Afrânio Peixoto deixaria de ser psiquiátrico. Com isso, seriam abertos leitos de psiquiatria no HGVC, aliado a uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Segundo o comunicado, a expectativa é de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas do Afrânio Peixoto.

Assim, a Sesab, na época, anunciou que a unidade servirá de “referência” para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, com leitos de enfermaria e centro cirúrgico para pequenos procedimentos. Ainda segundo a Sesab, a unidade será completamente reformado. Blog da Resenha Geral

Compartilhe