do G1

O ex-secretário municipal de obras do Rio na gestão de Eduardo Paes, Alexandre Pinto, foi preso por agentes da Polícia Federal em mais um desmembramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (3). Os agentes estão nas ruas, desde o início da manhã, para cumprir 10 mandados de prisão, sendo 9 mandados no Rio e um em Pernambuco, onde foi confirmada a prisão de Laudo Aparecido Dalla Costa Ziani, genro do ex-deputado Pedro Correa. A operação foi batizada de “Rio, 40 graus”.

Também há um mandado de condução coercitiva em São Paulo, que é quando alguém é levado para depor. Todos os mandados são expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ªVara Federal Criminal do Rio.

Ex-secretário de Obras da Prefeitura do Rio, Alexandre Pinto (Foto: Reprodução / TV Globo / Arquivo)Ex-secretário de Obras da Prefeitura do Rio, Alexandre Pinto (Foto: Reprodução / TV Globo / Arquivo)

Ex-secretário de Obras da Prefeitura do Rio, Alexandre Pinto (Foto: Reprodução / TV Globo / Arquivo)

Essa nova fase da Lava Jato chegou à prefeitura através de investigações de contratos na gestão de Paes. Alexandre Pinto foi preso em casa, em um condomínio da Taquara, na Zona Oeste do Rio. A casa do ex-secretário fica em um condomínio de luxo da região. A polícia também cumpre mandados em um condomínio no Pontal do Recreio, também na Zona Oeste da cidade.

Os procuradores do Ministério Público Federal têm como base a delação da empreiteira Carioca Engenharia e diz respeito a corrupção, com pagamento de propina e desvio nas obras do corredor de ônibus Transcarioca, que custou R$ 2 bilhões, e da drenagem de córregos da Bacia de Jacarepaguá.

Os alvos da ação são lobistas e fiscais da prefeitura responsáveis pelas obras. Essa é a primeira vez que a Lava Jato fluminense chega na esfera municipal.

De acordo com o site da prefeitura, a história do ex-secretário Alexandre Pinto começou no governo municipal em 1987, quando ingressou nos quadros como diretor da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC). Ele também foi presidente da Rio-Águas e subsecretário de Águas Municipais, até chegar à Secretaria de Obras, onde assumiu a secretaria no segundo semestre de 2009.

Casa do ex-secretário de Obras fica em um condomínio na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)Casa do ex-secretário de Obras fica em um condomínio na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)

Casa do ex-secretário de Obras fica em um condomínio na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)

Mansão de Alexandre Pinto na Zona Oeste do Rio (Foto: Cristina Boeckel / G1)Mansão de Alexandre Pinto na Zona Oeste do Rio (Foto: Cristina Boeckel / G1)

Mansão de Alexandre Pinto na Zona Oeste do Rio (Foto: Cristina Boeckel / G1)

Ex-secretário de obras do Rio, Alexandre Pinto está preso na Operação Lava-Jato

Ex-secretário de obras do Rio, Alexandre Pinto está preso na Operação Lava-Jato

PF na casa do ex-secretário do Rio, Alexandre Pinto (Foto: Reprodução / TV Globo)PF na casa do ex-secretário do Rio, Alexandre Pinto (Foto: Reprodução / TV Globo)

PF na casa do ex-secretário do Rio, Alexandre Pinto (Foto: Reprodução / TV Globo)