“É muito importante os órgãos terem essa visão com os idosos, uma visão mais humanitária. Se todos os órgãos pensassem como a Prefeitura, seria uma grande ajuda, pois, temos idosos com dificuldade de locomoção, devido ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), e cadeirantes, além do tempo frio e chuvoso. Então, para transportar fica difícil”, declarou a gestora do Abrigo Nosso Lar, Ana Marta Pereira, ao se referir sobre o atendimento realizado no local pelo Bolsa Família Móvel, executado pela Prefeitura.

A entidade, que abriga 54 idosos, solicitou ao Governo Mais Perto de Você a visita do programa. E, na manhã desta quarta-feira, 2, a equipe esteve no local para realizar a inclusão dos albergados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

“Atendendo a expectativa do prefeito de levar este serviço até onde as pessoas que têm mais dificuldade de locomoção estão, é realmente um trabalho gratificante estar com essa ação do governo municipal aqui no Albergue, e de poder dar e receber um pouquinho de carinho desses idosos”, comentou a coordenadora de Renda e Cidadania e gestora do Bolsa Família, Ianna Karine Carvalho.

Segundo a gestora, foi regulamentada pelo Governo Federal a obrigatoriedade da inclusão dos beneficiários de Prestação Continuada no CadÚnico. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Vitória da Conquista tem 6.190 idosos nesta condição.

“Para não perder o BPC, todos terão que estar no CadÚnico. Com as ações do Bolsa Família, hoje temos 1.804 cadastrados. Mas ainda temos 4.386 para cadastrar. É uma grande quantidade e essa é mais uma ação que visa atender a nossa comunidade para garantir esse direito aos nossos idosos”, explicou a coordenadora.

“Foi muito bom eles terem vindo aqui. Fiquei muito feliz e agora é esperar”, comemorou a primeira idosa a ser atendida no local, Ana Elita da Silva, de 80 anos de idade.

Outro cidadão atendido nesta manhã foi Ariosto Antônio Alves de 73 anos de idade. O idoso já recebia o BPC quando morava em São Paulo e perdeu o benefício quando chegou à Bahia. “Fui falar com a moça do banco sobre isso e ela me disse que não podia mexer, que eu tinha que voltar pra São Paulo. Eu estava sem saber o que fazer e agora, com o cadastramento, espero receber meu benefício”, contou o senhor que está no abrigo há três meses depois de ter sofrido um AVC.

CadÚnico para o BPC – A Coordenação de Renda e Cidadania continuará realizando o Bolsa Família Móvel para atender a população que tem dificuldade de acesso ocasionada ou mora distante do ponto fixo de cadastro ou para aqueles que possuem locomoção reduzida, como idosos e deficientes físicos.

Mas, os idosos beneficiários do BPC, que não estão no CadÚnico e que podem se dirigir ao setor, devem realizar o cadastramento na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, Jurema, das 7h às 19h, preferencialmente, no mês de seu aniversário. Caso a data de aniversário já tenha passado, a pessoa deve fazer a inclusão até o fim do ano. SECOM/PMVC

Compartilhe