Foto: Ascom Simmp

Depois dos servidores municipais de Vitória da Conquista anunciarem o fim da greve, nesta segunda (12), em assembleia realizada nesta terça (13), os professores também decidiram por encerrar a paralisação, que durou 23 dias. Conforme decisão, os profissionais da educação retomam às atividades nesta quarta (14).

“Ainda que a greve esteja suspensa, continuaremos em alerta, lutando e resistindo sempre”, afirmou Adair Sousa, vice-presidente do Sindicato dos professores. Segundo a categoria, apesar das exigências não terem sido atendidas, eles se sentem vitoriosos com o movimento.

Inicialmente, diante das reivindicações dos funcionários, afirmou que o reajuste seria zero. No entanto, após negociação com todas as categorias e o prefeito Herzem Gusmão foram oferecidos aos servidores reajuste salarial de 5%, sendo agora 2% e 3% em setembro. Além de reajuste de 25% no vale-alimentação,  pago diretamente no contra-cheque; implantação de plano de saúde, com contrapartida de meio milhão de reais mensais da Prefeitura; início dos estudos para implantação do Programa Habitacional para os servidores; distribuição dos primeiros 5 milhões obtidos pelo Refis para o funcionalismo, como bonificação; garantia de pagamento da primeira parcela do décimo terceiro até 20 de junho.

Para os professores, foi oferecida recomposição do piso nacional com aumento de 7,64%. E para os monitores de creches, a gratificação da Condição Especial de Trabalho passou dos atuais R$ 300,00 para R$ 400,00. Agora, o Projeto de Lei com o reajuste proposto pela Prefeitura deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores. Blog da Resenha Geral

Compartilhe