Foto – Ascom EMDS

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, iniciou a agenda desta semana em Brasília. Hoje, 24, ele participa do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

A oportunidade será aproveitada pelo Governo Municipal para conhecer soluções inovadoras e estudar ações e parcerias em prol da sustentabilidade em seu aspecto mais amplo, planejando a cidade pensando no seu futuro, nas questões ambientais e relativas ao espaço urbano, para consolidar políticas públicas que propiciem uma cidade melhor para todos, evitando o agravamento dos problemas existentes hoje nos grandes centros, muitos deles gerados por falta de atitude de governantes com compromisso e visão restritos.

“Vamos seguir os melhores exemplos de planejamento urbano do Brasil e do mundo, já disse que não iríamos improvisar. Estamos em uma fase de transição de modelos, que exige paciência e determinação. Aqui mesmo temos o exemplo do ex-prefeito Jadiel Matos, que planejou a cidade e permitiu o seu crescimento ordenado, em contraste com o que aconteceu nos últimos anos, onde a lógica da expansão foi ditada pelo automóvel e pela expansão imobiliária, pensando pouco nas pessoas e no uso do espaço urbano por elas. Os espaços de convivência coletiva e de lazer foram deixados em segundo plano. Os espaços culturais abandonados. Essa é a realidade que pretendemos mudar, e que vamos mudar com planejamento e determinação “, afirma o prefeito.

O IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) tem como tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades” e será desdobrado em eixos temáticos. O evento também terá, pela segunda vez, uma importante feira com empresas que apresentam soluções para os problemas das cidades.

Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federais.

A agenda do prefeito na capital brasileira segue até a próxima quarta-feira. SECOM/PMVC

Compartilhe