No próximo dia 10 de abril, o Governo Mais Perto de Você completa seus 100 primeiros dias de gestão, contados a partir da posse do prefeito Herzem Gusmão, no dia 01 de Janeiro de 2017. Para marcar a data, as secretarias que compõem a gestão municipal estão produzindo relatórios com informações sobre a situação dos serviços e sobre as ações executadas neste período. Nesta quarta-feira, 05 de abril, no gabinete da Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Social entregou o seu relatório.

Neste período, a Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como secretária a vice-prefeita, Irma Lemos, buscou reorganizar serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), articulou parceria com as universidades para construção de diagnóstico situacional da infância e adolescência de Vitória da Conquista, promoveu aproximação com órgão como o Ministério Público e os conselhos e está desenvolvendo uma proposta de formação permanente para os trabalhadores dos Sistema Único de Assistência Social (SUAS) .

Na área de Habitação Popular a Secretaria promoveu uma grande frente de trabalho para a Regularização Fundiária dos loteamentos Henriqueta Prates, Recantos das Águas, Parque da Colina e Bruno Bacelar. No Recanto das Águas, foram concluídos 193 termos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), no Henriqueta Prates, já foram encaminhadas 280 CDRU para o cartório e estão em fase de cadastro socioeconômico 806 lotes nos loteamentos Parque da Colina e Bruno Bacelar. A meta da Secretaria é regularizar, até o final do ano, 2000 imóveis.

O Cadastro Único (CadÚnico), de janeiro a março,  antedeu 6.571 pessoas no posto de atendimento localizado na Av. Juracy Magalhães e realizou 2082 visitas domiciliares para conclusão de cadastro, um aumento de 1000% em relação ao mesmo período de 2016. Esse desempenho resultou no aumento do Indíce de Gestão Descentraliza (IGD) de 0,65 para 0,81 , o que aumentou o repasse do Bolsa Família para o município de R$ 81 mil reais para R$ 101.697,00 reais.

Para o prefeito Herzem Gusmão, os bons números apresentados pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social demonstram o acerto na escolha da equipe gestora, “me sinto realizado quando vejo o tanto que já fizemos em tão pouco tempo. Sei que estes 100 dias foram de muita dedicação de nossas equipes que têm se empenhado com amor a nossa cidade”, destacou Herzem, que lembrou: “é valido ressaltar que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista foi a que mais perdeu recursos do Governo Federal em todo Nordeste no ano passado e nós não queremos que esta situação se repita”.

Irma lemos também reconheceu a dedicação da equipe, que tem permitido muitos avanços, “dentro da nossa programação feita no mês de janeiro, já cumprimos boa parte, graças a disposição de nossa equipe, que tem se dedicado a oferecer os melhores serviços à nossa população. Agora é focar nas metas estabelecidas para os próximos 90 dias”, acrescentou Irma. ASCOM/PMVC

Compartilhe