Nesta terça (14), se estivesse vivo, o cineasta Glauber Rocha completaria 78 anos. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista aproveitou a data para reafirmar o compromisso do governo com a memória do artista.

Segundo a administração municipal, para preservar a memória do conquistense que revolucionou o modo de fazer cinema no Brasil, já está em curso o processo para aquisição do casarão da rua Dois de Julho, onde Glauber nasceu. Construída em 1938 pelo avô de Glauber, Antonio Vicente de Andrade, a casa vem sendo negociada com a prefeitura desde 2015. No entanto, o processo de tombamento e aquisição do casarão, que a gestão anterior havia encabeçado, não  saiu do papel.

Agora, a gestão atual pretende criar no casarão o memorial em homenagem a Glauber Rocha. Segundo a prefeitura, os trâmites legais para o tombamento e aquisição do imóvel tiveram início no mês de janeiro de 2016. Além disso, o governo afirmou que pretende adquiri o acervo que preserva documentos relacionados à carreira do cineasta, que está no Rio de Janeiro. Organizado pela mãe de Glauber, Lúcia Rocha, o acervo dispõe de milhares de documentos da produção intelectual do artista.

A Prefeitura destacou ainda que o projeto envolverá não apenas preservação de memória e acervo, mas pesquisa, ensino, produção e exibição. Blog da Resenha Geral

Compartilhe