Para homenagear o cineasta conquistense Glauber Rocha, o 14 de março – data de seu nascimento – é celebrado o Dia Municipal da Cultura. Mas já em 2002, quatro anos antes da instituição desse dia, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizava a Semana Glauber voltada para a difusão, a rememoração, a reflexão e a discussão da vida e obra do cineasta.

Nesta sexta edição, o evento será realizado, junto com o Seminário Cinema Conquista Glauber, de 13 a 15 de março, no Teatro Glauber Rocha, no campus de Vitória da Conquista. A semana tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Programa de Extensão Universitária (MEC/SESu) e é promovida pelo Programa Janela Indiscreta Cine Vídeo Uesb e Programa de Cinema e Audiovisual da Uesb (ProCine), em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb.

A programação inclui a sessão especial do Cinema na Uesb, com o filme “Cinema Novo”, do diretor Eryk Rocha; exibição de videodocumentário e matérias sobre ações voltadas à memória de Glauber na cidade; e mesas temáticas  com representantes do poder público municipal e da Uesb, e com pesquisadores da vida e da obra do cineasta. As atividades terão início sempre às 18h30. Detalhes da programação no cartaz.

Os interessados em participar podem se inscrever enviando a ficha de inscrição preenchida para o e-mail janelaindiscretacinevideo@gmail.com, até às 18 horas do dia 10 de março, ou presencialmente, na sala do Janela Indiscreta, prédio do Surte. Haverá certificação (pela frequência em todo o seminário ou por atividade, excetuando a sessão especial com longa-metragem).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 77 3425-9330.

*Com informações do Janela Indiscreta

Compartilhe