O vereador Luis Carlos Dudè (PTB), líder do prefeito Herzem Gusmão (PMDB), na Câmara Municipal, vem manifestando grande preocupação com a possibilidade do fechamento do Hospital Afrânio Peixoto em Vitória da Conquista. “Recebo com preocupação a notícia da desativação do Hospital Afrânio Peixoto”, disse Dudé disposto a liderar um movimento no legislativo conquistense em defesa da permanência do funcionamento do hospital. O hospital é dirigido por Lygia Matos.

O Hospital Afrânio Peixoto atende hoje cerca de 104 municípios do Oeste ao Extremo- Sul da Bahia, além de alguns municípios do Norte de Minas. São aproximadamente 6 mil pacientes em tratamento, sendo oferecidas por mês, uma média de 1.850 consultas médicas, 272 urgências, 715 consultas de enfermagem, 792 procedimentos de enfermagem, 104 psicoterapias, 540 consultas de farmacêuticos e 118 visitas domiciliares.  Na formação profissional tem sido muito importante, oferecendo desde 2014, 2 vagas de Residência Médica em Psiquiatria por ano, em Convênio Esaú Matos; Internato de Medicina UESB; Estágios de Enfermagem – UFBA, FTC, FAINOR, além do estágio remunerado “Cotidiano do SUS”, com 4 vagas nas áreas de: Enfermagem, Nutrição, Administração e Farmácia.

A equipe do único hospital psiquiátrico de todo Sudoeste da Bahia, é composta de renomados psiquiatras e clínicos, com capacidade de diagnosticar e tratar pacientes com Transtorno Mental, tanto no nível ambulatorial, quanto no internamento. A equipe faz regularmente estudos de casos clínicos, Educação Permanente e participa de Seminários e Congressos externos. São mais de 400 laudos emitidos por ano, para os Juízes e Promotores públicos de toda a região Sudoeste, além de inúmeros relatórios para o INSS e Serviços Sociais. Os depoimentos dos familiares de pacientes em Audiências comprovaram a eficiência e eficácia do Hospital Afrânio Peixoto. Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhe