vereadores-herzem

O prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), manteve a posição que foi adotada, e anunciada na primeira coletiva concedida à imprensa, ao afirmar que não tinha preferência por nenhum candidato à presidência da Câmara de Vereadores, dos 11 vereadores da base aliada do futuro Governo.

Convidado para comandar a prévia com os vereadores eleitos, na votação, que também foi acompanhada pela vice-prefeita Irma Lemos (PTB), com a presença de Denis do Gás, Salomão, Bibia, Hermínio, Gilmar Ferraz, Dudé, Osmário, Álvaro Pithon, Pastor Sidney, Lúcia Rocha e Jorge Bezerra, foi vencedor o vereador Hermínio que foi escolhido com total de 7 votos.

Consenso

Os 4 votos restantes foram contabilizados com duas abstenções de Bibia e Salomão, e a manutenção das candidaturas de Gilmar e Dudé. Diante do impasse, e ao verificar que o vereador Hermínio Oliveira (PPS), alcançou a maioria dos votos (7), o prefeito eleito Herzem Gusmão, fez um apelo para que Gilmar Ferraz, Salomão, Bibia e Dudé acompanhassem a maioria para dar sentido a prévia. O bom senso prevaleceu, e Hermínio recebeu os 11 votos necessários para tranquilizar e pacificar os vereadores da base aliada do futuro prefeito de Conquista.

Eleição

Para possibilitar uma eleição com a formação de uma mesa diretora mista, o bloco de apoio ao candidato Hermínio Oliveira, deixou dois cargos na composição para buscar a unidade que evitará um bate-chapa. A semana que se avizinha poderá ser decisiva. A unidade alcançada na manhã deste sábado (19), irá facilitar em muito o consenso na Casa.

Documento

Em nome da unidade, uma Carta de Compromisso foi subscrito pelos onze vereadores, ficando praticamente selada a vitória de Hermínio Oliveira, já que os governistas detém maioria.

Apesar de ter participado da reunião ao lado de sua vice, Irma Lemos (PTB), Herzem Gusmão fez questão de reafirmar a autonomia do poder legislativo, com o qual pretende ter uma relação de respeito e diálogo. Afirmou que envidará todos os esforços políticos para que Hermínio Oliveira seja eleito presidente da Câmara.

Voto aberto

Os 11 vereadores da situação do próximo período legislativo, deliberaram que em caso de uma disputa,  a votação não será secreta como prevê o regimento interno da Casa. Uma mesa mista é o melhor caminho e representa a vontade da absoluta maioria dentre os 11 edis da base. O ex-deputado federal Vonca Gonçalves, a convite do prefeito eleito, participou nos bastidores dando valiosa contribuição que facilitou em muito o entendimento. Blog da Resenha Geral

Compartilhe