img_1657

Esperança de medalha nos Jogos Paralímpicos, o remador baiano Renê Campos Pereira e os futebolistas Jefinho e Cássio Reis estreiam nesta sexta-feira (9), na Rio-2016. Nascido em Itapetinga, Renê, de 36 anos, descobriu a doença que o deixou paraplégico há 10 anos, e encontrou no esporte um excelente estímulo para as adversidades da vida.

Na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, Renê enfrenta as baterias classificatórias da classe Single Skiff AS do remo adaptado, a partir das 9h10.  Há duas chances de classificação. Os remadores que não conseguirem vaga direta para as finais de domingo terão a derradeira oportunidade na respescagem, que terá baterias no sábado (10), às 8h30.

Renê se divide entre as competições do remo adaptado e a profissão de ortopedista. Nascido em Itapetinga (BA), em 2006 ele procurou um hospital ao sentir dores fortes na coluna, tendo sido diagnosticado com abscesso epidural devido a uma compressão medular.

A principal consequência foi a perda dos movimentos das pernas. No remo adaptado, ele usa os braços para imprimir velocidade contra seus adversários.  Até sofrer a lesão, o remador chegou a integrar equipes de base do futebol da Bahia. Agora focado apenas nas remadas, tem a chance de entrar para a história paralímpica se conseguir uma medalha. Blog da Resenha Geral

Compartilhe