do Blog da Resenha Geral
Foto: ilustração

UPAsEm todo Brasil, as UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, que foram lançadas pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

São concebidas para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, para resolver  grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Vitória da Conquista

Após ter recebido mais de R$ 2 milhões do FNS – Fundo Nacional da Saúde, o PT construiu e abandonou a UPA da Patagônia em Vitória da Conquista.

Agora o Governo da Bahia está anunciando para a próxima segunda-feira (22), a inauguração de uma UPA que funcionará praticamente dentro do Hospital de Base – contrariando a Política Nacional de Urgência e Emergência que trabalha para reduzir a procura por hospitais em todo Brasil. Mesmo não tendo coordenação independente, o serviço estará relegado à superlotada assistência do Hospital de Base.

O mais correto seria levar o equipamento para um bairro mais populoso. Em Conquista existem bairros que são verdadeiras cidades dentro da grande cidade, que continuam relegadas a um segundo plano.

Compartilhe