normal_1470771836FotoFoto: Divulgação

A Operação Carga Pesada, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), em Vitória da Conquista, completou uma semana. Durante este período, 11,7 mil caminhões que transportavam cargas foram fiscalizados. Do total, 840 também passaram por pesagem e conferência física das mercadorias, desses 146 foram notificados em função de irregularidades, somando R$ 500 mil em impostos e multas.

De acordo com a Sefaz, a operação tem como alvos os caminhões que transportam produtos com maior incidência histórica de irregularidades, como açúcar, carne, farinha de trigo, bebidas alcoólicas, álcool e material de construção. Ainda segundo a pasta, a iniciativa busca intensificar o controle das mercadorias transportadas e identificar indícios de sonegação e outras irregularidades na documentação fiscal.

Nova fiscalização do trânsito

O posto de Conquista está entre os primeiros do estado a adotar o novo modelo de fiscalização do trânsito, que utiliza leitura ótica da documentação eletrônica para apontar, em segundos, as eventuais pendências com o fisco. Essa nova forma de atuação permite que as unidades de fiscalização do trânsito, conectadas com o sistema corporativo da Sefaz, tenham as informações de todas as mercadorias transportadas pelos caminhões antes mesmo destes passarem pelo posto, o que agiliza o trabalho do fisco e diminui o tempo de fiscalização. Blog da Resenha Geral

Compartilhe