texto e foto: Mateus Novais/Blog da Resenha Geral

IMG_8099

Após caminharem do bairro Brasil até o centro da cidade, os estudantes dos colégios Centro Integrado e Adélia Teixeira foram recebidos conseguiram uma reunião com a coordenação do Núcleo Regional de Educação (antiga Direc-20). Os alunos questionam o atraso no pagamento de salários dos trabalhadores terceirizados da Rede Estadual de Ensino.

O grupo de estudantes realizou uma mobilização em frente ao prédio que abriga o Núcleo e apresentaram suas demandas. Além da regularização do pagamento dos terceirizados, eles apontam problemas nas escolas, como falta de atividades de estágio e deficiência na estrutura de alguns colégios. “O Governo não cuida bem dos seus trabalhadores, nem dos seus alunos”, bradavam os estudantes.

IMG_8098

Ao todo, as pendências incorrem sobre três empresas que prestavam os serviços terceirizados: Sandes, Base Tech e Contrate. Apesar das mudanças, as empresas anteriores ainda não realizaram o pagamento dos trabalhadores. A Sandes alega que já pagou os salários dos meses de maio e junho e que já está com audiência de rescisão agendada para o pagamento dos direitos trabalhistas.  A Base Tech informou que já pagou maio e que pagará o mês de junho junto com a rescisão. Já a Contrate é a que apresenta a pior situação. Ela encerrou o contrato no mês de março e até agora não realizou o pagamento dos salários atrasados nem a rescisão trabalhista.

IMG_8015

Durante o ato, cerca de sete pessoas, entre elas, estudantes, professores e terceirizados, se encontraram com o coordenador do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Costa. Na reunião, ele afirmou que a previsão é que o pessoal ligado a essa empresa receba o pagamento até o próximo final de semana.

Compartilhe