Nestcom . 77ª CIPM
Em menos de 24 horas “Pokémon Go” já se tornou febre entre os brasileiros. A febre do Pokémon Go chegou ao Brasil e, se por um lado o jogo se torna um sucesso.
O número de usuários não para de aumentar mas, por outro, multiplicam-se os acidentes ocorridos enquanto as pessoas jogam. O aplicativo usa “realidade aumentada”, que opera como uma sobreposição ao Google Maps. Em vez de usar um controle para mover seu personagem pelo jogo, o jogador se movimenta na vida real para controlá-lo.
O jogo é uma forma excelente de fazer as pessoas saírem de casa e se manterem ativas. Mas, às vezes, elas podem ficar muito concentradas na tela e deixarem de prestar atenção no mundo a sua volta, enquanto rastreiam um novo Pokémon para a batalha. Em todos os países onde o aplicativo já foi instalado existem relatos de assaltos à mão armada em que os criminosos colocaram um sinalizador no jogo para atrair os jogadores para uma área afastada, com o objetivo de assaltá-los. Iscas virtuais para vítimas do mundo real! Imagine quantos outros crimes podem acontecer se uma pessoa é atraída por um bandido para onde ele quiser?
Como ser um jogador cauteloso?
Preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor. As pessoas tendem a olhar para suas telas enquanto estão caminhando, o que pode levar a situações muito perigosas. Junte isso à diversão de rastrear um novo Pokémon e a distração se torna ainda maior. Mantenha-se constantemente atento aos seus arredores. Não vá sozinho para lugares que você normalmente não iria apenas para pegar um Pokémon.
1 – A distração é o primeiro passo para atrair os bandidos. Eles agem em poucos segundos e aproveitam os momentos de descuido para roubarem celulares, bolsas e outros objetos.
2 – Respeite os limites. Não coloque sua própria segurança em risco ao entrar em áreas restritas. Entrar em propriedade alheia é crime!
3 – Atenção, motoristas! É infração gravíssima conduzir veículo segurando ou manuseando telefone celular.
4 – Não interaja com estranhos! O jogo é muito envolvente e pode te levar a entrar em grupos de pessoas não confiáveis.
5 – Não entre em locais desconhecidos.