por Mateus Novais/Blog da Resenha Geral

dengueOs males causados pelo mosquito Aedes Aegpty tem avançado de forma alarmante em Vitória da Conquista. Os constantes boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde traz o alerta para a crescente no número de casos notificados/cofirmados na cidade. E a dengue é a doença que mais tem acometido os pacientes picados pelo Aedes.

Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (7), o número de pessoas diagnosticadas com dengue subiu de 677 para 704, em uma semana. As demais doenças continuam estáveis, em comparação aos dois últimos boletins, mas também mantém o alerta: 4 de Chinkungunya e 1 de Zika.

Estes dados só apontam para a necessidade da população manter a vigilância e evitar os focos de proliferação do mosquito, principalmente nesse período de racionamento, em que as pessoas costumam estocar água. “As pessoas precisam de água limpa e pura para o seu consumo, portanto, temos mais um bom motivo para tampar bem as caixas d’água e tonéis”, afirma a upervisor dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Joseilton Lima.

Fique atento às dicas! – Se você está utilizando uma caixa d’água no chão para armazenamento, além de tampar direito, não deixe aberto o orifício de saída para o cano – padrão nos reservatórios de polietileno. Ele pode ser uma porta de entrada para o Aedes. Em caso de baldes abertos, é possível usar plástico, madeira ou telas de proteção para lacrá-los. O importante é se certificar de que não há nenhuma fresta.

Compartilhe