650x375_vacinacao_1516115Diante do surto do vírus H1N1 ( influenza) no país, a procura pela vacina contra a gripe aumentou consideravelmente em Vitória da Conquista, no entanto, as clínicas de imunização da cidade não têm estoque suficiente para atender a demanda.

A vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da gripe H1N1 e é um componente importante para controlar a circulação de amostras de vírus influenza sazonal. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina está disponível, gratuitamente, para gestantes, puérperas, adultos com idade maior que sessenta anos. crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, ovos indígenas, população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Anualmente, o Ministério da Saúde realiza uma campanha nacional de vacinação contra Influenza cujo foco são as pessoas dos grupos prioritários. Neste ano, a campanha terá início no dia 30 de abril.

Dados sobre a gripe H1N1

Diversas regiões do Brasil estão registrando um alto índice da doença. Em Vitória da Conquista, somente neste ano, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram notificados 13 casos suspeitos, sendo 5 negativos e 1 inconclusivo. Em 2015, foram notificados 10 casos suspeitos e nenhum se confirmou. Blog da Resenha Geral

Compartilhe