Foto: Rafael Gusmão/Arquivo BRG

IMG_0987
O mês de janeiro terminou neste domingo (31), com o registro de mais dois homicídios em Vitória da Conquista. Um jovem de apenas 16 anos, identificado como Bruno Machado, foi morto a tiros no Bairro Jardim Sudoeste.

Segundo as primeiras informações, os tiros também atingiram o irmão do adolescente, Mateus Machado, 18 anos, que ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao Hospital de Base. Outra vítima fatal da ação foi o senhor Gildasio Gobira, 69 anos, que passava pelo local, quando foi atingido pelos tiros. Ele ainda foi socorrido e levado a uma unidade hospitalar, mais não resistiu aos ferimentos e vei a óbito.

Com esses dois homicídios, no mês de janeiro foram registradas 21 morte violentas na cidade. Com esses números, janeiro de 2016 se torna o mês mais violento dos último dois anos. Até então, o maior número de homicídios tinha sido registrado em novembro do ano passado, quando ocorreram 19 mortes.

Segundo dados da ONG Mexicana, Seguridad, Justicia y Paz (Segurança, Justiça e Paz) divulgados na última semana, Vitória da Conquista é uma das 50 mais violentas do mundo em 2015. De acordo com a ONG, no último ano, em Conquista, ocorreram 132 homicídios, tendo a cidade ficado com uma taxa de 38.46 por cada 100.000 habitantes. O aceitável pelas Nações Unidas é de 10 homicídios para cada 100 mil moradores.

O ano de 2016 começou bastante violento e, se continuar assim pelos próximo meses, provavelmente a cidade continuará a fazer parte dessa triste estatística das cidades mais violentas do mundo. Blog da Resenha Geral

Compartilhe