O requerimento da audiência é do deputado conquistense Herzem Gusmão (PMDB)

“ As expectativas para a Audiência Pública em Vitória da Conquista são as melhores possíveis.”, assim definiu o Deputado Estadual Herzem Gusmão (PMDB), sobre o Encontro que acontece amanhã, às 16h, na Ordem dos Advogados do Brasil no município. Com o tema “Como está a saúde em Vitória da Conquista”, a Audiência Pública pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia e proposta pelo parlamentar, vai debater os vários problemas na área que o município atravessa.

“O PT conseguiu em 20 anos desarrumar a saúde na cidade. Eles importaram o Programa Saúde da Família do Dr. David Capistrano, em São Paulo e o Ministro José Serra conseguiu canalizar recursos e Conquista e implantou 33 equipes. No entanto, de lá para cá, com os governos de Lula e Dilma, as equipes aumentaram em apenas cinco, não acompanhando o crescimento da população do município. Hoje, a cobertura ideal, seria, no mínimo de 70 equipes, assim como ACM Neto fez em Salvador com muita vontade política”, comparou o peemedebista.

Segundo o parlamentar, nesse mesmo período, o PT conseguiu desativar dois hospitais, o Crescêncio Silveira, o segundo mais antigo de Conquista e a CUPE, hospital que atendia mais de mil crianças, foi descredenciado do SUS, por perseguição política.

 

“O PT ainda entregou a uma fundação um hospital premiado pelo Ministério da Saúde, que é o Esaú Matos. Quantas coisas o PT fez para que Conquista chegasse a uma situação que estamos vendo lá. Também vamos analisar durante a Audiência Pública, a situação do hospital São Vicente, que pertence a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que mesmo com capacidade instalada de atendimento, a Secretaria de Saúde de maneira deliberada, abandonou essa estrutura para beneficiar um hospital da iniciativa privada. Em função disso, nós demos entrada de uma solicitação junto ao governo para o fornecimento de todos esses contratos para que a Comissão de Saúde da Casa possa avaliar sobre o comando do presidente Alan Sanches. Não só os contratos de Conquista, mas da Bahia. Esta audiência será muito importante pelos encaminhamentos que serão dados”, declarou o peemedebista.

Após ser convidado pelo Deputado Herzem Gusmão, o Secretário Fábio Vilas-Boas justificou a ausência em função de sua agenda, previamente marcada, mas designou o Dr. José Rodrigues Superintendente da SUREGS – Superintendência de Regulação de Saúde do Estado da Bahia, que o represente no encontro. Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhe