imagem1

A falta de chuva na Zona Rural de Vitória da Conquista tem dificultado a vida de quem trabalha no campo. Segundo o Sindicato Rural do município, mais de 8 mil agricultores familiares estão sem conseguir produzir. O caso é tão grave que a Prefeitura já decretou situação de emergência em 11 localidades do município.

Cimagem2omo é o caso de Seu Milton, que investiu mais R$ 2 mil na pequena plantação de milho. O plantio começou em novembro do ano passado. Hoje, cinco meses depois, o que se vê é uma lavoura inteira perdida. Por causa da seca, o milho não se desenvolveu e o trabalho de Seu Milton ficou todo comprometido. “Perdemos a lavoura, perdemos o trabalho e o que a gente investiu está no prejuízo”, lamenta o agricultor.

Ele conta que em algumas ocasiões o abastecimento de água vem do açude próximo de sua casa. “Não é uma água sadia, não é uma água muito boa, ela é pesada. Mas, não tendo outra, nós temos que usar ela”.

Por conta desse problema, representantes das localidades atingidas pela seca se reuniram, nesta semana, para avaliar os estragos e prejuízos da seca. Eles também pretendem encaminhar para o Governo do Estado reivindicações para melhorar a vida do produtor familiar nesse período de estiagem. Fonte: BRG

Compartilhe