RIO – O Ministério da Fazenda publicou em seu site duas transcrições, em português e inglês, da palestra do titular da pasta, Joaquim Levy, no último dia 24, em São Paulo. As transcrições, porém, não são fiéis à declaração do ministro, que afirmou que “a maioria das empresas não gosta de pagar impostos no Brasil”, conforme publicou O GLOBO nesta terça-feira. Nos textos publicados no site do ministério, a palavra “companies”, usada pelo ministro em sua palestra original, em inglês, foi substituída por “people” e depois traduzida para “pessoas”, na versão em português preparada pelo ministério.

A transcrição e a tradução do áudio foram realizadas pela equipe de assessoria internacional do ministério, que não é ligada à área de comunicação. Mesmo assim, nesta terça, o jornalista Fernando Thompson, assessor especial do ministro para a imprensa, pediu demissão.

Veja a transcrição do Ministério da Fazenda – Arte O GLOBO

O ministro deu a palestra a um grupo de ex-alunos da Universidade de Chicago, em que havia estrangeiros presentes. Foi nessa mesma palestra que Levy disse que Dilma “é bem intencionada, mas nem sempre age da forma mais eficiente”, em áudio revelado pela “Folha de S.Paulo”. O ministério colocou no ar no domingo à noite, em seu site, o áudio da íntegra da palestra, que tem 26 minutos e 50 segundos, e, no dia seguinte, liberou as transcrições. As informações são do Globo

 

Compartilhe