Mesmo com inúmeras promoções feitas pelas montadoras para estimular as vendas após o fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o valor da taxa de juros e a baixa confiança do consumidor diminuíram o número de financiamentos nos primeiros meses do ano. Dados da Unidade de Financiamentos da Cetip – que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), banco de dados com informações sobre financiamentos – mostram uma queda de 25,12% no número de veículos financiados na Bahia, que em fevereiro deste ano ajudou a vender 16.279 unidades entre veículos novos e usados. No mesmo período do ano passado, a marca havia atingido 21.743 unidades. Segundo o economista e diretor-geral da Fenabrave-BA (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Luiz José Pimenta, o mercado automotivo vem passando por uma retração contínua há cerca de três anos.“Anualmente, tínhamos um crescimento de 10%. Mas na medida em que o país não cresce há essa retração, sobretudo, no setor de automóveis, visto que a venda de veículos está relacionada com o crescimento da renda das pessoas”. Para Pimenta, outro fator que pode justificar a queda nas vendas por financiamento está na própria época do ano. “O primeiro semestre tradicionalmente não é bom para o mercado automotivo por conta dos gastos com férias, matrículas escolares e Carnaval. As pessoas estão mais voltadas para outros custos”. Fonte: Correio*.

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