foto: arquivo BRG

DSC_3031Diferentemente do que ocorria no antigo sistema da Zona Azul, em Vitória da Conquista, quando o controle era feito por funcionários portando talões, o novo sistema contará com parquímetros. Esses equipamentos permitem medir o tempo de estacionamento dos veículos dentro do espaço demarcado. Isso permitirá que as vagas sejam utilizadas por mais pessoas dentro da faixa de horário de utilização do sistema.

O funcionamento será o seguinte: o cidadão adquire os créditos, por meio de cartão eletrônico (fornecido gratuitamente pelo sistema) ou depositando moedas na máquina. A máquina emitirá um comprovante com o valor do pagamento e o tempo de duração. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.

Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Cada parquímetro administra 16 vagas. A distância máxima entre eles é de aproximadamente 80 metros. Os créditos poderão ser adquiridos com monitores do sistema ou em pontos de vendas, distantes entre si, aproximadamente 100 metros. Fonte: BRG

Compartilhe