Por José Maria Caires – Conquista Pode Voar Mais Alto

centrocomercial26_mai39

Um dia desses conversava com um amigo sobre o desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista e, como sempre acho, embora sem nenhum demérito a nenhum governo, sobretudo ao Prefeito Guilherme, o qual tenho admiração e respeito, mas creio que a iniciativa privada tem de certa forma puxado o desenvolvimento de nossa cidade e que o poder público não tem acompanhado com a mesma velocidade que as empresas e o setor produtivo implementaram aqui.

Sei e todos sabemos que as demandas por Saúde, Segurança e Educação são enormes e, além da capacidade do poder público em atender, isso é uma verdade inequívoca, não só aqui, mas também na Bahia e no Brasil. Algumas soluções poderiam ser feitas, que de certa forma retiraria do setor público a responsabilidade de edificações e melhorias que contemplaria a iniciativa privada e ao setor público concomitantemente.

As carências são enormes e muitas delas poderiam e podem ser supridas sem nenhum custo para o erário público, aliás até como geradoras de receitas correntes para o Município. Um exemplo que me vem agora é a construção do centro de abastecimento, onde o Município através de licitação pública, poderia conceder a exploração desse equipamento por um prazo de 20 anos, mais ou menos.

A depender do tempo de retorno do investimento, pactuadas obrigações das partes, dentre elas uma participação do Município na arrecadação auferida no empreendimento.

Uma coisa muito parecida é a concessão de transporte urbano, onde a Prefeitura permite que empresas explorem o serviço e restitui parte dos seus ganhos ao Município.

Na próxima terça-feira, felizmente teremos um exemplo desses que tanto desejo ver implementado aqui em Conquista. Um grupo de empresários vai construir um complexo policial às suas expensas e entregar à polícia militar sem nenhum custo ao Estado da Bahia e que será incorporado ao Patrimônio Público, com uma única condicionante, é que a utilização desse imóvel seja exclusivamente da policia militar. Qual a vantagem da iniciativa privada? Nas proximidades do futuro complexo policial, existe um loteamento que acaba de ser o maior sucesso de vendas, exatamente pelo fato do aparato de segurança proporcionado, atendendo os objetivos da Parceria Público Privada. Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhe