RESENHA GERAL

Ao contrário das eleições em 5 de outubro, a cidade amanheceu sem os famigerados “santinhos”, que emporcalharam ruas próximas às seções eleitorais, no 1º turno.

Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno das eleições 2014 em Vitória daConquista, a cidade amanheceu limpa, sem nenhum sinal de santinhos no chão. Como esperava a Justiça, o “emporcalhamento” da cidade não está sendo dor de cabeça para os juízes e promotores eleitorais.

Ao final da votação do dia 5 de outubro, o juiz da 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, Claudio Daltro, declarou que “emporcalharam a cidade” e anunciou que iria “repensar uma forma de agir contra isso e tentar coibir essa prática nefasta”. Já a promotora de Justiça Guiomar Miranda, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no município, foi enfática em afirmar que “isso [derramamento de santinhos] se caracteriza crime eleitoral. E nós temos envidado esforços para combatê-lo de forma administrativa e nós vamos fazê-lo nesse segundo turno.” E, ao que parece, o recado surtiu efeito. Nos pontos de votação das zonas oeste e leste de Conquista os famosos santinhos não foram vistos no chão e, terminada a votação, os sinais da eleição só serão perceptíveis nas rodas de conversa.

 

Compartilhe