Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

O deputado estadual Sandro Régis (DEM), que concorre a uma vaga à Assembléia Legislativa da Bahia, recebeu a nossa reportagem na manhã desta Sexta (12) e em entrevista exclusiva ao Blog do Wal Cordeiro garantiu, que na próxima legislatura, vai lutar para que Vitória da Conquista seja transformada em Região Metropolitana. O projeto de Lei que propões a criação da Região Metropolitana de Conquista encontra-se engavetado há meses na ALBA, devido as divergências políticas entre o atual governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito de Conquista Guilherme Menezes (PT).

“Sei da importância deste projeto para Conquista e região, porque com a criação da Região Metropolitana de Conquista muitos benefícios virão para a cidade, inclusive verbas específicas que são destinadas pelos governos estadual e federal. Esta é uma visão de Paulo Souto, que pretende descentralizar as ações de governo, trazendo para os pólos regionais da Bahia  maior desenvolvimento, e Conquista não pode ficar de fora devido a sua grande importância para o Estado. Assumo aqui defender, com todo afinco, a bandeira da Região Metropolitana de Conquista, e farei o que tiver ao meu alcance para que esse sonho se transforme em realidade”, concluiu Sandro Régis, que vai para o seu quarto mandato de deputado estadual.

O jovem advogado e conquistense Marcelo Melo, postulante a uma vaga ao congresso nacional pelo DEM, disse a nossa reportagem que Conquista não pode mais ficar refém de disputas internas dos atuais governantes do município e do estado. “Está na hora da cidade e da região avançarem, pois a criação da Região Metropolitana será um grande passo para o futuro e não vamos deixar esse projeto morrer, vamos articular, com o futuro governador Paulo Souto, para que a nossa bancada de oposição na ALBA vote a favor deste tão importante projeto, que foi idealizado, há anos, pelo consultor de projetos e mobilização social Wal Cordeiro”, concluiu.

Veja os principais motivos defendidos por Wal Cordeiro em relação a criação da Região Metropolitana de Conquista:

12 principais motivos que nos leva a entender e a defender que a cidade poderá ser transformada numa RMSB – Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, proporcionando um novo momento para o desenvolvimento regional:

1 – Grandes vantagens políticas e econômicas para a região. Muitos financiamentos, específicos, do Governo Federal para a RMSB. São verbas e repasses que normalmente uma cidade isolada não recebe, principalmente com menos de 20 mil habitantes. O dinheiro é para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, racionalização do fluxo do transporte, combater a pobreza, sem falar em recursos para as áreas de Saúde e Educação.

2 – A tarifação telefônica que passaria ser local de uma cidade para a outra. Reduzindo o preço das tarifas telefônicas e possibilitando a implantação, com mais agilidade, de internet social para as cidades menores da RMSB.

3 – Desenvolvimento regional planejado. Ganha importância a formação e a consolidação de conhecimentos para subsidiar um modelo de planejamento e gestão dos municípios da Região Metropolitana, seja no compartilhamento de custos, na racionalização dos fluxos de transporte, no enfrentamento da pobreza e da crise social. Somente essa forma integrada e compartilhada de ações poderá permitir que os recursos sejam aplicados com maior eficácia, gerando resultados que as iniciativas isoladas, de cada município, não dão conta de proporcionar.

4 – Mais verbas federais para os municípios integrados. Habilita os municípios, dela integrantes, acessarem recursos federais. As políticas implementadas pelo Governo Federal priorizam as Regiões Metropolitanas existentes, pois elas reúnem mais de 30% da população do país e concentram os mais graves problemas urbanos. Então, ele tem incentivado e apoiado as Políticas Públicas de gestão dessas aglomerações urbanas, inclusive priorizando a liberação de recursos para essas regiões.

5 – Parcerias na destinação ordenada do lixo. Os prefeitos continuam com sua autonomia, apenas buscam ajuda que precisam através das ações em parceria com outros municípios ou oferecem ajuda a outrem. Por exemplo, entre municípios que tem dificuldades quanto à estrutura adequada para a destinação de seus resíduos sólidos pode-se chegar a um acordo quanto ao tratamento e destino final único, comum e buscar a organização de um sistema mais eficiente de coleta e tratamento. Isso com certeza irão reduzir custos, além de minimizar as agressões ao meio ambiente.

6 – Segurança pública. Poderá receber verba federal do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania). O atual programa do Governo visa liberar milhões de reais para atender as demandas sociais das Regiões Metropolitanas do Brasil.

7 – Porto seco. Poderá facilitar e angariar recursos para a construção de um porto seco, onde toda a região Sudoeste será beneficiada na exportação da produção local através da rede rodoviária e, quem sabe, ferroviária.

8 – Novo aeroporto. Vai apressar e resolver a questão do aeroporto de Conquista, com a construção de um novo com qualificação metropolitana e influência regional.

9 – Setores prioritários. Expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários como indústria, segurança e moradia. Muitas cidades pequenas não podem participar dos programas de habitação popular do Governo, invertendo a atual situação caso faça parte da RMSB.

10 – Turismo sustentável. Ao invés de uma cidade turística priorizar, sozinha, a divulgação de seus locais naturais, culturais e históricos, trabalha-se na promoção de uma riqueza turística regional, a exemplo da Baixada Santista em São Paulo.

11 – Fórum Metropolitano. O FMPSB – Fórum Metropolitano Permanente do Sudoeste da Bahia poderá ser implementado na cidade e deverá funcionar como um espaço de discussão em atuação complementar aos espaços institucionais. A idéia é promover uma rede de comunicação intermunicipal que terá por finalidade: criar uma consciência e um pensamento metropolitano e, ainda, agregar interesses comuns e disponibilizar experiências vividas pelos municípios da RMSB.

Enfim, pretendesse fomentar a aproximação, o diálogo e o contato entre os vários municípios interessados. A participação e o envolvimento dos municípios e dos diversos atores envolvidos com a questão urbana serão voluntários e poderão acontecer das mais diversas formas.

12 – Meio ambiente. A preservação dos rios, lagoas, nascentes e matas nativas serão mais valorizadas através de ações ordenadas por uma Região Metropolitana.

Com a transformação de Vitória da Conquista e municípios vizinhos em REGIÃO METROPOLITANA DO SUDOESTE DA BAHIA – RMSB, mais de 02 milhões de pessoas serão beneficiadas, mais ainda, em diversos aspectos.

 

 

Compartilhe