Ascom/Câmara

GarisA Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista promove nesta terça-feira (5), às 19h30, audiência pública para homenagear o Dia do Gari e debater melhorias nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na limpeza do município. O requerimento da audiência é de autoria do vereador Gilzete Moreira (PSB).

O objetivo da audiência é fazer uma justa homenagem aos profissionais que são fundamentais para o funcionamento da cidade, além de ouvir as principais demandas da categoria, discutindo ainda medidas para a redução dos riscos enfrentados durante a rotina de trabalho.

O Dia do Gari foi instituído em 31 de outubro de 1962, e é comemorado no dia 16 de maio. No entanto, devido ao calendário de audiências públicas do Legislativo, foi adiada para o mês de agosto. A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”.

Foram convidados para os debates a procuradora do Mistério Público do Trabalho, Ana Carolina Lima Vieira Ribemboim; o secretário Municipal de Serviços Públicos, Elvio Dourado; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza/Sindlimp, Airton Brito Santos; a coordenadora Geral do Sindilimp da Bahia, Ana Rabelo; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista/Sinserv, Marcos Santos Amaral; o ortopedista Márcio Rios; o secretário Geral do Sindilimp, Sr. Luciano Sousa e o coordenador de Base da Torre Empreendimentos, Joaquim Olavo.

Compartilhe