O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, declarou nesta quinta-feira (31) estado de emergência pública no país devido ao pior surto de ebola já registrado, que já causou mais de 220 mortes até o momento no território.

“Os desafios extraordinários necessitam de medidas extraordinárias”, afirmou Bai Koroma em mensagem dirigida à nação.

O presidente também anunciou ter cancelado sua viagem na próxima semana à cúpula África/Estados Unidos em Washington, mas indicou que participará de uma cúpula regional na vizinha Guiné para analisar a situação junto a representantes de Guiné, Libéria e Costa do Marfim.

Além de decretar o estado de emergência, Koroma anunciou outras medidas, como colocar em quarentena as áreas afetadas pelo Ebola, mobilizar forças de segurança para proteger as equipes médicas e proibir as reuniões públicas, assim como lançar uma busca em cada casa pelos possíveis infectados pela doença.

Os ministros e outros representantes governamentais não poderão sair do país, salvo para “compromissos absolutamente essenciais”, declarou Koroma.

Estas medidas terão uma duração de 60 a 90 dias, embora possam ser alteradas.

Desde março, mais de 1,2 mil pessoas foram infectadas na África Ocidental e mais de 800 morreram.

O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. A febre que provoca se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio.

Fonte: G1

Compartilhe