A 1ª Igreja Batista Bíblica é um dos marcos mais importantes da história da cidade de Vitória da Conquista. Nesta 4ª feira, 4 de Fevereiro, a igreja completa 114 Anos de existência.
O Pastor José Infante Jr, comanda na atualidade os destinos da igreja e ao lado do seu filho, Pastor Marcos Infante, vem promovendo o resgate histórico da igreja. Está em exposição no templo da igreja, por empréstimo, a Bíblia de 130 anos que deu origem a igreja e que pertenceu a Tertuliano da Silva Gusmão.
Conteúdo do site da 1ª Igreja Batista. (…)
A Primeira Igreja Batista desta cidade foi organizada no dia 4 de fevereiro de 1900 pelo conquistense Tertuliano da Silva Gusmão, na Fazenda Felícia, em uma casa de adobe, por ele construída, em frente à sua residência.
Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado, ou boiadeiro, como chamavam esse tipo de profissional. Formada a boiada, era conduzida por terra até regiões próximas a Salvador, onde o gado era vendido. Numa dessas viagens, lá para o fim do século XIX – 1898/99, ele esteve acampado num lugar chamado Areias, quando lhe apareceu um jovem, cujo nome desconhecemos, mas que se identificou como pastor evangélico. Ele contou as perseguições e ameaças que esteve sofrendo naquela cidade pelos inimigos do Evangelho. Tendo solicitado pousada em seu rancho, Tertuliano lho concedeu de boa vontade. Terminados os negócios, chegou o dia da despedida. Em sinal de reconhecimento e gratidão, aquele jovem ofereceu a Tertuliano uma Bíblia, presente valiosíssimo e raro naquela época. Retornando à Conquista, Tertuliano não perdeu tempo: leu logo o livro com sua família e foi aos poucos atraindo parentes e amigos. Bem logo, um grande número de pessoas já não tinha dúvida de que aquele livro era a Palavra de Deus e, pelo seu modo de viver e proceder, já eram batistas sem nunca terem tido qualquer conhecimento do que fosse uma igreja batista. Buscaram a Deus em Sua Palavra e o acharam. Blog da resenha