Foto divulgação no Facebook

Foto divulgação no Facebook

Está preso o homem que aparece em um vídeo disparando uma arma de fogo em via pública de Fortaleza. O acusado, identificado como Ronald Davi Taveira de Lima, de 32 anos, compareceu à Divisão de Homicídios (DHPP), na manhã de ontem, onde recebeu voz de prisão. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto, concedido pela 13ª Vara Criminal de Fortaleza. Em depoimento, Ronald reiterou que utilizava uma arma de brinquedo. Ele disse ainda que não se recorda do local do disparo, mas alegou que não havia ingerido bebida alcoólica, na ocasião.

O caso ganhou notoriedade após o vídeo ter sido postado no perfil de Ronald David, no Facebook, na tarde da última terça-feira. Instantes após a postagem, a página foi deletada. Porém, usuários que tiveram acesso ao vídeo o compartilharam. No mesmo dia, um inquérito foi aberto para investigar o caso. Titular da DHPP, o delegado Luiz Carlos Dantas solicitou a prisão preventiva do acusado.

Já na manhã de ontem, Ronald foi até a delegacia, acompanhado do advogado Paulo Pimentel. Nenhum dos dois concedeu entrevista. O empresário foi acusado de ter cometido apologia ao crime, porte ilegal de arma de fogo, disparo em via pública, possível embriaguez ao volante, além da tentativa de homicídio por dolo eventual, acusação incluída pelo promotor responsável pelo caso, Régio Vasconcelos. Somados, os crimes podem acarretar numa pena de 14 anos de detenção.

“Ele comete apologia ao crime quando compartilha um vídeo efetuando disparo em via pública. Além disso, a possível embriaguez ao volante se dá pela forma como conduz o carro, afirmando que estaria ‘totalmente louco’. Já a tentativa de homicídio pelo dolo eventual ocorre quando ele assume o risco de acertar em alguém. E para isso não vale o argumento de que não tinha ninguém na rua”, explicou Andrade Júnior.

Empresário

Segundo o delegado Ricardo Romagnoli, que também acompanha o caso, Ronald é empresário do ramo de madeireira e universitário. Solteiro, o acusado reside na Maraponga e não tem antecedentes criminais. No momento do disparo ele dirigia um automóvel de luxo, modelo Mercedes C-180. Ainda segundo a Polícia, o acusado possui ainda outros carros importados, além de caminhões, e costuma viajar para outros estados nos veículos, a trabalho.

No vídeo compartilhado no Facebook, Ronald afirma: “Tô doido. Vou meter bala agora não sei em quem”. Em seguida, aponta um revólver pela janela e dispara. Na imagem, é possível ver casas ao fundo.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito(AMC), caso tivesse sido flagrado, o homem poderia ser autuado por três infrações: deixar de usar o cinto de segurança; dirigir o veículo com apenas uma das mãos; e dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.

Segundo o delegado Ricardo Romagnoli, a família de Ronald

se mostrou bastante surpresa. “ A mãe e irmã estavam muito abaladas”, disse o delegado.

Fonte: O Povo

Compartilhe