BRUMADO NOTÍCIAS

Cerca de 250 casos estão sendo registrado por semana nos hospitais do município, segundo a Secretaria.

Aumentaram os casos de atendimentos de pessoas com diarreia no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista, o secretário de Saúde, Cláudio Feres, informou que estão sendo registrados 250 casos por semana. Feres declarou que os resultados de laboratório apontam que a população está infectada com o norovírus, um vírus do tipo RNA, ainda pouco conhecido entre os brasileiros.

Conhecida por médicos japoneses como “gripe da barriga”, a epidemia de gastroenterite não bacteriana afeta pessoas de todas as idades e é transmitida através de alimentos ou águas contaminados por fezes. “Há uma grande suspeita de que o problema possa estar na água, que foi afetada após as chuvas, mas ainda não é uma confirmação, tendo em vista que amostras foram recolhidas e estão em avaliação no laboratório”, ressaltou o secretário.

Feres recomenda que a população faça a hidratação via oral e procure as unidades de saúde se estiverem com sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, e dores abdominais. Em alguns casos, a doença também provoca perda do paladar, febre baixa, fraqueza, dores musculares e dor de cabeça. Os sintomas persistem por vários dias e podem levar a complicações, principalmente em crianças e idosos, caso a hidratação não seja adequada. O vírus se multiplica no intestino delgado e os sintomas gastrointestinais surgem de 1 a 2 dias após o contágio.

Compartilhe