REDE BAHIA | IBAHIA

Atlas Eólico da Bahia foi lançado na cerimônia de abertura do 5º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos.

Foi lançado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (13), no Gran Hotel Stella Maris, o Atlas Eólico da Bahia, publicação que reúne o mapeamento do potencial eólico do estado, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de ventos medidos durante os últimos anos em diversas localidades da Bahia e obtidos através de parcerias do Governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis.

O Atlas foi lançado na cerimônia de abertura do 5º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, com a presença do governador Jaques Wagner. A publicação tem 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos e de outras variáveis climáticas sobre o território baiano, assim como aspectos gerais sobre a infraestrutura e legislação ambiental. A distribuição será nos formatos livro (96 páginas, 46x33cm) e mapa de parede (70x100cm).

“Nos últimos anos, a Bahia se apresenta como o segundo maior estado brasileiro com potencial eólico, podendo ir até para o primeiro por causa da qualidade dos ventos e o mapa mostra bem esse potencial baiano. A energia eólica representa desenvolvimento econômico para o estado, é uma opção de energia limpa”, disse o governador. Já foram implantados sete empreendimentos eólicos na Bahia, nos municípios de Brotas de Macaúbas, Caetité, Pindaí e Igaporã, totalizando R$ 2,1 bilhões, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

Compartilhe