Representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estiveram reunidos na tarde desta terça, 02, com membros de associações de moradores e conselhos comunitários de Vitória da Conquista para tratar do racionamento de água na cidade.

O encontro foi uma oportunidade para que os técnicos da empresa explicassem como ocorre o racionamento ao mesmo tempo em que as lideranças apresentaram problemas registrados nos bairros.

A medida preventiva no Sistema de Abastecimento foi intensificada desde o último dia 18 de março em função da redução do volume disponível nos reservatórios de Água Fria I e II. Neste período, a Embasa dividiu a cidade em dois grupos (A e B) que são abastecidos alternadamente, conforme calendário de manobras distribuído à população, para que os usuários pudessem se programar, adequando suas necessidades básicas àqueles dias previstos para a realização das manobras.

O gerente do Escritório Local, Álvaro Aguiar, explicou que quando a Embasa realiza a manobra para uma área, a rede de distribuição de água está vazia e assim, a água vai primeiramente para as partes mais baixas. Em seguida detalhou o procedimento para a água alcançar os imóveis localizados nas partes mais altas ou distantes da cidade. “A chegada da água até os imóveis depende do consumo que ocorre dentro das áreas que recebem a água primeiro”.

Segundo ele, por conta do consumo dentro do setor, algumas regiões da cidade não tem pressão suficiente para abastecer os reservatórios colocados sobre a laje das casas. A solução para estes imóveis é a instalação de caixas d’água no nível do solo, ou no caso do imóvel ter mais de um pavimento, o residente deve possuir equipamento para bombeamento da água, conforme determina a legislação.

Também foi explicado o funcionamento do sistema de teleatendimento gratuito (0800 0555 195), que mesmo devido ao congestionamento nas linhas, está em pleno funcionamento. Álvaro Aguiar informou que para aumentar a capacidade de recebimento de ligações, o sistema está passando por uma ampliação com a instalação de novas linhas.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Bruno Barcelar e Nenzinha Santos, Girlei Almeida de Lima, o encontro foi importante por aproximar empresa e comunidade. Segundo ele a reunião foi bastante produtiva “na medida em que a comunidade apresenta as suas demandas e a Embasa se coloca a disposição para resolver”, afirmou.

Esgotamento Sanitário – Durante o encontro, as lideranças comunitárias também foram informadas sobre o andamento das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade que elevará o percentual de cobertura dos atuais 50% para 85% da sede municipal. Segundo revelou o gerente, neste momento, o consórcio responsável pela construção do sistema está testando os equipamentos da nova Estação de Tratamento de Esgoto para que a Embasa disponibilize o sistema e, posteriormente, a população possa efetuar as ligações das residências à rede de coleta do esgoto.
ASCOM EMBASA

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