Análise feita pelo SOS Mata Atlântica constatou que a qualidade da água de rios baianos está regular. Estão neste rol Jaguaribe e Pituaçu, da capital, e Rio da Vila e Buranhém, em Porto Seguro.

A entidade avaliou 30 rios, em nove estados, todos nas faixas ruim ou regular. Entre os rios avaliados, nenhum obteve resultado satisfatório. As análises foram elaboradas pelo projeto itinerante que percorreu 21 cidades brasileiras das regiões Sudeste e Nordeste ao longo de 2012.

Além da medição da qualidade da água de rios, córregos e lagoas, os técnicos realizaram atividades de educação ambiental. Para a coordenadora da exposição itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica, Romilda Roncatti, “a iniciativa tem o papel de provocar uma reflexão sobre a importância do cuidado com a água nas cidades brasileiras e mostrar como as ações cotidianas podem impactar a qualidade da água que bebemos”.

Os técnicos seguem a seguinte metodologia: em um kit desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da Fundação SOS Mata Atlântica, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, é realizada a coleta de água.

Dentre os parâmetros estão análise da transparência da água, lixo, odor, entre outros. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).  As informações são do Portal IG

Compartilhe